sábado, 7 de dezembro de 2013

M - 458 CANTOS E RECANTOS DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA (à minha maneira)

MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

O mosteiro é constituído por uma igreja ao lado da sacristia e, a norte, por três claustros seguidos, sendo cada um circundado, na sua totalidade, por dois andares, assim como também por uma ala a sul.

 Os claustros, inclusive o mais antigo, possuem, igualmente, dois andares. Os edifícios à volta dos claustros mais recentes possuem três andares. Entre 1998 e 2000 foi descoberto um presumível quarto claustro no lado sul da igreja. Este claustro foi, provavelmente, aplanado na sequência da destruição causada pelo terramoto de 1755 e da grande inundação de 1772. Também é possível que os vestígios dos habitantes da ala sul tenham sido eliminados em 1834.

 O edifício completo ainda hoje possui uma área de construção de 27.000 m² e uma área total de pisos de 40.000 m². A área construída, juntamente com o claustro sul, terá tido a dimensão de 33.500 m².

 A fachada principal do mosteiro, da igreja e da ala norte e sul tem uma largura de 221 metros, tendo o lado norte cerca de 250 metros.

Entre 1178 e 1240, a igreja e o primeiro claustro foram construídos no estilo pré-gótico, da passagem do românico, tendo a Igreja sido inaugurada em 1252 -é a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português.

 Os edifícios do lado sul foram provavelmente construídos no século XIV.

 No último terço do século XVI, iniciou-se a construção do Claustro da Levada que se ligava ao claustro medieval norte. 

Por último, entre o século XVII e a metade do século XVIII construiu-se o Claustro da Biblioteca (ou do Rachadoiro).
WIKIPÉDIA










Sem comentários:

Enviar um comentário