quinta-feira, 1 de novembro de 2012

M - 436 RUI RASQUILHO OPINA


(…)A Pátria vos contempla

Outro dia na televisão, um dos muitos comentadores de “fato cinzento e gravata azul” como se lhes refere o Ministro da Defesa, falava na Empresa GASPASSOS que dirige a Nação.
Os mais recentes episódios para além da “Refundação” - haverá que trazer do Além o jovem Afonso Henriques para explicar a Fundação - são a maratona e os automóveis de ocasião .
Para Gaspar, o povo em movimento segue em esforçada maratona como quando e 49 anos antes de Cristo, os Gregos venceram os Persas na planície de Maratona.
Se os Persas são a Troika vá lá que há esperança, mas o problema é que o estafeta que ia a correr para Atenas, a 42 kms. da  batalha para dar conta da vitória, morreu exausto às portas da cidade-estado.
É portanto dúbia a alegoria do sr. Ministro das Finanças que talvez apenas se lembrasse de Carlos Lopes ou de Rosa Mota antes de os esmifrar com impostos. 
Explique-se senhor Ministro.
Entretanto o Primeiro dos Ministros, com Relvas próximo, comparava a Pátria a um carro usado, com três anos criando uma argumentação à volta deste mercado em crise. Pareceu-me de mau gosto.
Bem que eu gostava que o entusiamo do Governo, apesar da indiferença do Ministro Portas, e a inércia da A,R fosse o entusiasmo do povo contribuinte.
Mas ao que nos resta é ser um carro usado, sem revisões e morrer às portas de Atenas sem haver sequer tempo de sermos refundados.
Rui Rasquilho.

Sem comentários:

Enviar um comentário