quarta-feira, 13 de junho de 2012

M - 422 MIÚDOS ESPECIAIS


PEDRO, O FUGITIVO

Apesar de reformado tento manter-me vivo... Vou a todas (ou quase…)!
 Na Universidade da Vida cursei “cidadania” e participo activamente nas “coisas” da minha terra. Já estive na direcção de variadas instituições.
Na Liga dos Combatentes, nos Bombeiros, no Clube de Natação, na ADEPA (defesa de património), no Armazém das Artes (fundação cultural), na AMA (associação de amigos do Mosteiro de Alcobaça), na Fundação Maria Oliveira (apoio a idosos) e no CEERIA (educação especial).
A história (com)vida de hoje tem como protagonista um jovem desta última instituição, fundada em 1976.
À data da sua fundação, o CEERIA procurou fundamentalmente ser uma resposta no âmbito da Educação Especial, acolhendo crianças e jovens que, dadas as suas características, possuíam necessidades especiais de educação, que não poderiam ser supridas no ensino regular. 
O Pedro, o jovem da fotografia com camisola de riscas, “assentou praça” na instituição com apenas 2 anos de idade. Hoje tem 20. Desde miúdo que, sempre que podia, se escapava da sala onde devia estar. Conquistou sem dificuldades de maior a alcunha de “o fugitivo”.
 Num jantar de Natal, que teve lugar há uns 2 ou 3 anos , foi meu parceiro de mesa. A certa altura peguei numa esferográfica e comecei a desenhar-lhe num pulso um relógio. O Pedro delirou com a brincadeira e fui acrescentando pormenores até parecer um relógio a sério.
Terminei o meu mandato e passei a visitar a instituição com menos regularidade.
Reencontrei-me como Pedro há dois dias atrás. A instituição fez uma arruada, para promover uma “semana aberta” de actividades e eu aproximei-me para cumprimentar os amigos e tirar umas fotografias.
Logo que me viu o Pedro sorriu e apontou para o pulso, onde eu tinha desenhado o “tal” relógio ,que tanto o divertiu numa ceia de Natal. Já não o via desde então.
Fiquei sem palavras e quando eles passaram tive que limpar com a mão uma lágrima “fugidia”…
Estes miúdos são mesmos especiais. Marcam-nos para a vida inteira…
Nunca mais vou esquecer este momento do meu amigo Pedro. "O Fugitivo".
JERO






.

Sem comentários:

Enviar um comentário