sábado, 2 de junho de 2012

M - 419 UMA DROGA DE VIDA...


Drogas legais, basta dizer que 
não são para consumo humano 

Todos os pais e jovens devem divulgar isto. Não deixem os vossos amigos, filhos e vizinhos sem saber o que se esconde numa simples ida à discoteca, ou numa viagem. As drogas assassinas venda legal?

Tem sido comum tropeçar em noticias que divulgam casos de pessoas, principalmente jovens, que se atiram ou caem de locais fatais, por causas desconhecidas. Muitos talvez considerados suicídio ou acidente...

Decidi questionar-me sobre este problema, que parece que passa despercebido de todos...
 Será que as pessoas já repararam que existe uma nova tendência para o consumo de drogas novas, estranhas e sintéticas, das quais se desconhecem a maioria dos efeitos adversos? E será que são detectáveis pelas autoridades, nas analises de perícia, para drogas comuns?
 Será que a maioria dos pais está a par, das lojas legais de venda dessas drogas, que estão a ser lançadas em Portugal? 

"Substitutos de ecstasy e LSD, ervas e cogumelos vendem-se em lojas de Lisboa e Aveiro "A tua loja de drogas legais". "A trip é tão forte que dá para ver elefantes brancos ou coisas cor-de-rosa... perde-se totalmente o controlo e há tendência para cair.
Há quem diga que as chamadas "legal highs" são comercializadas porque aproveitam buracos na lei. José Pádua, director clínico do Instituto da Droga e da Toxicodependência vai mais longe: "Muitas destas substâncias são legais, porque na lei não está previsto o seu uso humanoNão vamos proibir sabonete só porque alguém se lembrou de o consumir", explica. "
 fonte
Para além deste problema legal, que é facilmente contornado pelos fabricantes e vendedores destas drogas, que chegam a usar herbicida e outros químicos igualmente tóxicas, para as fabricar, ainda existe o problema de serem vendidas apenas com a indicação de que não são para consumo humano... o que os iliba de qualquer responsabilidade e de avisar os compradores dos perigos que correm.
Por exemplo a Pure Bloom  provoca a sensação de que as pessoas conseguem voar...
A LSD que faz parte da composição de muitas drogas com outro nome, o usuário torna-se incapaz de avaliar situações de perigo, julga-se com capacidade de força irreal, podendo envolver-se em acidentes em geral; por exemplo em uma alucinação, pretender voar e cair de uma janela, ou ignorando os perigos do mar e avançando pelas suas águas!

Ecstasy ou MDMA também conhecida como a "droga do amor", apesar de não ter efeito afrodisíaco como se apregoa. Tem também efeito alucinogéno, o que é duplamente perigoso. O usuário acredita que pode voar ou andar sobre as águas.

Clavicepis purpurea São drogas sintéticas, e provocam distorções sérias no funcionamento cerebral; o usuário sente-se um "super-homem", incapaz de avaliar situações de perigo; ilusões, alucinações e desorientação têmporo-espacial são comuns.- Sensação paranóide de poder voar 

As noticias vão somando casos e ninguém faz referência ao facto de poder existir uma relação com estas drogas.
"As substâncias são comercializadas com embalagens em que está escrito que contêm produtos não aptos para consumo humano. Desta forma evitam a vigilância sanitária e as autoridades que verificam produtos de consumo", diz Gallegos.

Muitas das novas drogas são vendidas em smart shops, lojas que comercializam assessórios que podem ser ligados ao consumo de drogas (cachimbos especiais, papéis de cigarro, "moedores"), cogumelos alucinógenos (que são liberados em vários países) e produtos em geral apresentados como não aptos ao consumo humano.

Gallegos conta que a mefedrona – um estimulante com efeitos semelhantes à cocaína e ao ecstasy – apresentava na embalagem a indicação de que era um fertilizante, não indicado para ser ingerido por seres humanos."

Sem comentários:

Enviar um comentário