domingo, 27 de novembro de 2011

M - 386 VEM AÍ O FERIADO DO 1º. DE DEZEMBRO

RESTAURAÇÃO de valores

Aproxima-se o dia 1 de Dezembro,que é feriado nacional.
Pela experiência de vida que acumulei ao longo do tempo tenho a convicção que muita gente – principalmente das camadas mais jovens - vai “curtir” este feriado sem saber o “porquê” do chamado dia da Independência ou da Restauração.
Eis algumas das respostas de pré-universitários com 18 e 19 anos de idade que questionei à entrada de uma grande superfície.
- 1º.de Dezembro é o “Dia dos Reis Magos”!
- Foi a implantação da República!
O que se passou em 1640? «Não faço ideia.»
Os 40 conspiradores? A defenestração do traídor Miguel de Vasconcelos?
«Não faço a mínima.»
O domínio dos Filipes? Quantos anos?
- Sei lá. Sei que foram três dinastias !
A Restauração da Independência? Quem foi o primeiro Rei da IV Dinastia?
«Não faço a mínima ideia.»
À distância no tempo – quando em 1950 fiz o meu exame da 4ª. classe (hoje 4º. Ano) – sabíamos isto tudo, que agora recordo sem necessidade de consultar a Wikipédia, porque além do conhecimentos de história eram transmitidos - com a propósito - ideia de valores: a coragem, a bravura, o patriotismo, a Pátria.
Havia em fundo uma componente política – leia-se “Mocidade Portuguesa” – de que recordo essencialmente a parte desportiva e “turística”, com os jogos de voleibol e com as viagens às Caldas da Rainha, a Torres Vedras e à capital. A viagem a Lisboa era então o “limite”, com a visita ao Jamor e ao Estádio Nacional.
Esta fase competitiva da Mocidade Portuguesa - com a possibilidade de ir até ao Estádio Nacional - já nos apanhava com mais de 13 anos. mais próximos de comissários políticos, que víamos essencialmente como treinadores desportivos.
Mas o “ponto” que hoje queremos aqui deixar tem a ver com a restauração de valores - e de saberes – num tempo que é essencialmente de corrida ao consumo numa vida agitada, de luta, de competição.
Que começa nos pais e se transmite aos filhos.
Quinta feira da próxima semana é feriado .
Dia da Restauração da Independência.

Vou “perder” algum tempo com os meus netos e falar-lhes do que se passou no dia 1º. De Dezembro de 1640.
E fazer-lhes notar que essa resposta do «não faço a mínima» não é nada abonatória para quem a profere.
Tenho de aproveitar esta oportunidade dado que no próximo ano o 1º. de Dezembro já não deverá ser feriado, esperando no entanto que a nossa independência se mantenha.

 

A possível (dentro da conjuntura) obviamente.
JERO





Sem comentários:

Enviar um comentário