sábado, 22 de outubro de 2011

M 380 FESTA DE HOMENAGEM E DE AMIZADE PROMOVIDA POR ALCOBACENSES

FESTA DE HOMENGAGEM A LOURENÇO

O futebol é de facto uma modalidade desportiva muito especial, que carrega ao longo dos anos amores e ódios que se complementam e que são responsáveis por fenómenos nem sempre perfeitamente explicáveis e entendíveis aos que vivem “fora deste jogo”…
O alcobacense João Matos Moura Lourenço, que foi um excelente futebolista nas décadas de 60 e 70 – oficialmente como jogador federado de 1961 até 1974 – foi homenageado na terra de sua naturalidade em 22 de Outubro de 2011.
 Ou seja, trinta e muitos anos depois de ter acabado a sua carreira de profissional de futebolista.
Pegamos no seu despretensioso discurso final de agradecimento que tem no entanto, na nossa opinião, alguns motivos para uma boa reflexão.
Lourenço, embora tenha sido sempre avançado, “defendeu-se” bem de algumas emoções, que sempre surgem quando se recordam familiares já desaparecidos.
E misturou frases brincalhonas com outras bem sérias.
Assumiu que em passado recente teve uma doença grave – linfoma no intestino – que em três meses lhe fez perder 17 kgs, tendo sido a sua filha mais nova informada pelo médico ,que o assistiu inicialmente, que as hipóteses de sobrevivência eram francamente reduzidas (15% de hipóteses de viver !!!).
Só muito mais tarde, e já em fase de evolução da doença “a seu favor”, foi informado deste diagnóstico inicial.
Em determinada fase da doença, cujo tratamento durou mais de um ano, foi contactado por amigos de Alcobaça (com o Álvaro Cabral, à frente, está claro, como amigo e também como sportinguista dos 4 costados) .
A doença de que sofria o Lourenço já era conhecida por alguns amigos mais íntimos e …”era preciso fazer alguma coisa”.
O Lourenço percebeu o “movimento de homenagem” que se estava a gerar e pensou para os seus botões:
"Talvez se lixem. Estão-me a preparar uma homenagem póstuma mas talvez eu apareça para me fazerem a tal homenagem ...ao vivo."
«E aqui estou. Têm que me aturar “presencialmente” e pronto para viver muitos e bons anos, pois estou “limpinho”. O meu médico e enfermeira confessaram-me que se houvesse muitos tipos como eu…iam para o desemprego!»
E depois perguntou.
- Mas fazerem-me uma homenagem a mim…porquê? O que é que eu fiz para merecer isto?
E aqui entra o fenómeno “futebol”.
O Lourenço foi um avançado-centro que fez os golos mais bonitos do seu tempo, que “levantaram” estádios de futebol.
 E depois marcou 4 golos ao Benfica no Estádio da Luz, com a camisola do Sporting.
E além desses 4 golos fez mais 138, num total de 219 jogos em Campeonatos Nacionais e Taças de Portugal.
E tornou-se um “ídolo” da bola, que perdurou e perdura, embora já tenha deixado de jogar de futebol há décadas.
Esta claro que em Alcobaça tem ainda afectos de diversos “escalões”: dos seus tempos de estudante e amigos da família.
Durante o almoço teve uma sala cheia e quando usou da palavra esteve muito bem na homenagem que fez a alguns velhos amigos.
Apreciámos muito a maneira como se referiu, entre outros, a João Morgado, ao Janita, ao Abílio Gavião,ao Artur Soares, ao José Crespo e ao Manuel Lemos, com quem fez questão de partilhar alguns "momentos de glória"num fim de tarde de grandes emoções.
Foi um final à campeão.
Até um dia destes, João.
E recebe um abraço do
JERO/DCR
(Defesa Central Reformado)


Legendas das fotos:
1ª.foto - Lourenço com a sua camisola do Ginásio de Alcobaça.
2ª.foto - Lourenço com a sua camisola do Sporting Club de Portugal.
3ª.foto - Da esq. para a direita: Lourenço, Manuel Lemos, Abílio Gavião, Janita e Álvaro Cabral. 

Sem comentários:

Enviar um comentário