sábado, 15 de outubro de 2011

M 377 - "O MEU AVÔ ESCREVE LIVROS"

« O Avô escreve livros»




Quem o sugere num desenho que me ofereceu é o meu neto Pedro, cuja opinião é muito importante para mim.
O meu Pedro aproxima-se dos 10 anos de idade – se Deus quiser cumprirá esse marco histórico já no próximo mês de Novembro – e é um rapaz invulgarmente precoce e com siso.
Esteve na festa do lançamento do meu 3º. Livro, assim como a sua prima Mariana, que com menos 4 anos terá tido uma “leitura “um pouco diferente do tema já que uma hora e tal de conversa terá sido para ela um bocado de “seca”…para não dizer mais.


Para quem se escreve livros?


Agora mais a frio e controladas que estão as emoções do lançamento do meu livro “Alcobaça é comigo” julgo poder dizer que no princípio e no fim se escrevem livros - pelo menos, um livro deste tipo –para o próprio.
Depois a nossa mensagem sobreleva-nos e paira algum no tempo – no tempo – até chegar a outros destinatários.
Na apresentação do livro vi nitidamente, na distância do tempo, o miúdo que fui aos 3 anos, quando comia pão quente das mãos calejadas do “Ti Luís Padeiro, o miúdo de 5 anos quando, pela mão da minha mãe, assisti aos festejos do final de 2ª. grande guerra mundial, o rapaz espigadote que aos 15 anos andava – e por vezes estudava - no Colégio do Dr.Cabrita, etc..
E aos 17 quando ouvia do meu parente Zé Moita as suas viagens pela Europa, e do sr.Carlos Epifânio –na barbearia do meu pai – as suas infindáveis e ,a maior parte das vezes, irreproduzíveis histórias de vida.
E depois aos 30...
aos 40...
aos 50...
e aos 60 anos…
E, finalmente, já como avô, a caminhar veloz e, às vezes, vigorosamente para os 70 anos.
Para acabar, e mais uma vez a pensar nos meus netos ,tenho a noção que escrever livros é importante.
 Mas, mais importante ainda, é ter amigos, bons amigos.
 E muitos estiveram perto de mim e com certeza que olharam com bons olhos os meus netos , o que tem para mim muita importância.
Amigos de outras idades e de outros tempos que foram chegando à minha vida …ao longo da vida.

Tenho fotografias que comprovam tempos diferentes :
separadas por quase meio século .
 Curiosamente tem a ver com lançamento de livros :
 o 1º. em Binta, norte da Guiné, em Setembro de 1965
 e o 3º em Alcobaça, em Outubro de 2011.
A preto e branco o Furriel Oliveira e o Capitão Tomé Pinto
 e a cores o JERO
 e o Ten.General Tomé Pinto.
Os mesmos em dois tempos.
Em "estado novo"
e
46 anos depois.

 

As voltas que o mundo dá!


Avô
(que escreve livros)









Sem comentários:

Enviar um comentário