sábado, 1 de outubro de 2011

M 375 - VAMOS AJUDAR A RITINHA

PARABÉNS RITINHA

Rita Pimenta, uma menina especial, é aluna da Escola Frei António Brandão na Benedita, e fez 15 anos a 21 de Setembro. E nesse dia do seu aniversário tive a fortuna de estar lá… com ela e com várias pessoas muito importantes na sua vida.
Clara Silva, sua mãe; Vanda Marques, que lhe conta histórias e a faz sorrir; Sónia Pedro, sua professora de educação especial; e Adélia Pires, funcionária da escola e quase sua segunda mãe.
Ritinha, como todos a tratam, adora ouvir música, mas não gosta muito nem de Língua Portuguesa nem de Matemática.
Tem um programa especial no “seu” computador, que é importante na sua rotina diária. Já identifica o seu nome e na matemática gosta especialmente do número «15»!
Tem ainda aulas de expressão motora, expressão plástica e expressão musical, frequenta o atelier de artes e tem terapia de sala, com base num protocolo com o CEERIA.
Em Leiria fisioterapia e hidroterapia , em regime particular.
Da mãe recebeu ainda na escola uma boneca como prenda, que não atraiu a sua atenção. Porque não tirava os olhos da mãe. Quando minutos depois, a mãe teve que sair, Ritinha chamou por ela vezes sem conta.
A sua turma aceita-a muito bem: “Foi uma mais valia não só para ela como para todos”, declara Sónia Pedro, que acrescenta:
 “A escola no fundo também é isso. Formar pessoas e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e social.
 E as pessoas formam-se na diferença”.
Em casa, tem a companhia de dois irmãos – a Inês, de 12 anos, e o Simão, de 6 – que a adoram.
Como é que o sorriso de uma menina tão frágil pode preencher tanto a vida, a alma das pessoas que lhe estão por perto!?
Ritinha vai ser submetida a uma operação à coluna em breve, no Hospital Dona Estefânia, pelo cirurgião alcobacense João Campagnolo. Depois, vai precisar de uma nova cadeira de rodas, com um custo de oito mil euros. E aqui começam as dificuldades… que só podem ser ultrapassadas com a solidariedade e ajuda dos que forem sensíveis a esta extraordinária história de vida.
Para que a Ritinha possa continuar a sorrir à vida!
JERO


21.Setembro.2011


Sem comentários:

Enviar um comentário