quarta-feira, 13 de julho de 2011

M - 365 ESTE MUNDO NÃO É DESTE MUNDO

APROVEITEM O VERÃO ANTES QUE CHOVA

Com a chegada das férias grandes os miúdos acabaram a escola e como é da praxe os avós entram de serviço.
Iniciámos a época balnear numa praia pacata do litoral oeste, com um longo areal que nesta fase do ano é banhada por ondas de 20 a 30 cms. de altura. Isto acontece numa baía com um formato de concha - a concha azul - com veraneantes que desde há muitos anos ficam nas mesmas barracas.
Enquanto os miúdos molham os pés e fazem construções na areia os “avós de serviço” põem a escrita em dia.
Um dos meus vizinhos de barraca, que correu as sete partidas do mundo como diplomata ,e tem o dom da palavra surpreendeu-me com uma conversa demasiado séria para o local: empresas de “rating” e seus derivados.
Este mundo não é deste mundo, já não se existe. Os chineses compram auto-estradas nos EUA, os espanhóis terras no Alentejo. Mas, pensando bem, os americanos compraram o Alasca aos russos e os brasileiros o Acre à Bolívia. A Rainha Vitória roubou a D.Carlos as terras do mapa cor de rosa, entre Angola e Moçambique.»
A minha neta chamou-me por causa de uma conchinha que tinha encontrado e afastei-me momentaneamente.
«Veio a Europa farta de guerras e uniu-se, criando uma moeda sem sustentação política. Na periferia dos Balcãs matou-se a torto e a direito sob olhar da ONU ,de cabeça azul.»
-Avô está aqui um caranguejo.
Desta vez era o Pedro que me chamava.
«A Europa nasceu na Grécia, “inventora” da democracia e de outros pensamentos sólidos, e vastos, e parece que vai acabar entre Atenas e Esparta.”Oxalá” não, como evocam os árabes na sua predestinação divina.»
-Avô a Mariana está-se sempre a tirar a pá.
O meu amigo diplomata reformado não se atrapalha com as interrupções e quando me aproximo de novo remata a sua oratória:
«Este mundo sempre foi deste mundo, nós é que nem sempre o olhámos como ele deveria ser visto, por isso bem podemos ignorar o “imposto” de Natal. Basta olhar para Janeiro.»
-Pedro empresta lá a pá à tua prima.
«Entretanto se os EUA não resolveram o problema da dívida deles, bem podem os fracos líderes da Europa e arredores encomendar reuniões de emergência que acabaremos à dentada
- Meninos vamos embora que a Avó telefonou.Temos que ir almoçar. Mariana põe o chapéu que está muito sol.
Até logo Rui.O que é disseste?
«Aproveitam o Verão antes que chova».
Texto de Rui Rasquilho

 "Enquadramento estival" -JERO
Foto de São Martinho do Porto-JERO

1 comentário:

  1. Ah, pois e vai chover, oh se vai!!!!

    Sempre achei muita graça ao nome que algumas pessoas davam/dão à praia de São Martinho, e "sabemos porquê":

    «O bidé das tias"!!

    Um abraço, meu amigo

    ResponderEliminar