quarta-feira, 23 de março de 2011

M 344 - TOMA LÁ CASTANHAS !

Alimentos que combatem doenças

Saiba qual a relação entre algumas doenças e os alimentos que podem ajudar no seu combate e prevenção .
Todos sabemos que a alimentação tem uma enorme importância na prevenção de diversas doenças. Alguns alimentos ajudam a combater o aparecimento de certas doenças. Saiba quais:
Depressão: alimentos como o arroz, massa, pão e cereais integrais têm alto teor de carboidratos e ajudam a regularizar os níveis do neurotransmissor serotonina (responsável pelo bem estar e pela boa disposição).


Envelhecimento:A castanha retarda o envelhecimento. Rica em selénio, mineral que actua sobre a fadiga e melhora o humor, é responsável por expulsar possíveis substâncias tóxicas, prolongando a vida.


Doenças psiquiátricas:Fígado, agrião, espinafre, brócolos, beterraba são fontes de ácido fólico, que além de ter uma acção antidepressiva, reduz o risco cardíaco e de doenças psiquiátricas.

Alzheimer: de acordo com pesquisadores, as pessoas que ingerem doses diárias de vitaminas e minerais reduzem as problabilidades de desenvolver esta doença.
Entre os nutrientes, os que parecem ter mais efeito no combate do Alzheimer são os antioxidantes, vitamina E, C, A, que ajudam no combate aos radicais livres. As suas principais fontes são: manteiga, leite, gema de ovo, fígado, espinafres, trigo, nozes, carnes, óleos vegetais, morango, laranja, tomate, agrião.


Doenças cardiovasculares: os principais factores de risco para desenvolver problemas do coração são hipertensão, colesterol e triglicérides elevados, entre outros. Vale a pena investir em hábitos alimentares que previnam o aparecimento destes factores de risco.


Azeite de oliva: as gorduras representam 33% do total da energia ingerida diariamente. Para uma alimentação saudável, seria essencial substituir o consumo de gorduras saturadas por monoinsaturadas, como é o caso do azeite. As últimas novidades nutricionais afirmam que o uso de azeite de oliva reduz o colesterol e ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares. Isso devido ao seu alto teor de ácidos monoinsaturados. Além disso, numerosos pesquisadores, médicos e nutricionistas afirmam que o azeite de oliva é uma fonte rica em vitamina E, que protege contra o cancro e as doenças do coração.
Por ser extraído da fruta e especialmente rico em antioxidantes, retarda o processo de envelhecimento celular.
Pressão arterial:Os peixes são ricos em ómega 3 e ajudam a reduzir a pressão arterial, diminuem as taxas de triglicérides e colesterol no sangue. Outros alimentos como: nozes e castanhas também são fonte de ómega 3.
Stress crónico: a laranja promove um melhor funcionamento do sistema nervoso. É um óptimo relaxante muscular e ajuda a combater o stress e a prevenir o cansaço.
Calmante:A alface contém a lactucina e lactupicrina, encontradas principalmente nos talos das folhas, actuam como calmante.
Ansiedade:Peixes e frutos do mar diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selénio que agem directamente no cérebro.


Inês Menezes (IDADE MAIOR)
2011-03-23




Sem comentários:

Enviar um comentário