quinta-feira, 18 de novembro de 2010

M 313 - TUDO ISTO EXISTE...

Requalificação da zona de confluência dos rios Alcoa e Baça

A requalificação da zona de confluência dos rios Alcoa e Baça foi considerada uma das obras de referência no Anuário Arquitectura 13 editado em 2010.
Esta publicação da Caleidoscópio escolheu 16 obras concluídas em 2009, que se distinguiram pela sua qualidade arquitectónica.(1)
Esta obra de requalificação da responsabilidade dos arquitectos Gonçalo Byrne e João Pedro Falcão de Campo mereceu no Anuário em referência 11 páginas (2), com diversas fotografias plantas de localização, alçados, coberturas.
 Contem ainda pormenores da comporta, cortes da cafetaria e descrição do pombal.

Recordamos que este novo espaço de Alcobaça, situada nas traseiras da Biblioteca Municipal, inaugurado em 12 de Maio de 2009, pretendeu recuperar uma zona "desabitada", criando um jardim que, quer pelo seu carácter sensível dentro do tecido urbano, quer pela relação de proximidade com a Biblioteca, ficou afecto a esta.
A confluência entre os dois rios demarca-se da restante cidade, e criou uma zona de lazer. Como é do conhecimento dos alcobacenses o acesso é feito pela Rua da Conceição, pelo passadiço que liga a Biblioteca ao Auditório, e pelo interior do edifício.
Na ponta Norte da intervenção encontra-se uma Central Hidroeléctrica inactiva, onde se projectou conciliar um museu de ciência viva com um espaço de leitura de periódicos, de cafetaria e de apoio à Biblioteca.
Existe ainda um pequeno cais na zona de confluência dos rios, com garças brancas por perto.
Tudo isto existe mas parece-nos tão pouco aproveitado…
Tem um “prémio” no Anuário mas na vida real parece ter sido inaugurado e encerrado no dia seguinte !?

Estou enganado ? Se estou..desenganei-me, por favor !


JERO




-

(1) –Introdução pgs.004 e 005.

(2) - Requalificação da zona de confluência dos rios Alcoa e Baça pgs 070 a 081.





Sem comentários:

Enviar um comentário