quinta-feira, 14 de outubro de 2010

M 306 - INESQUECÍVEL TREZE DE OUTUBRO DE DOIS MIL E DEZ

Viagem ao centro da Terra
O resgate dos mineiros de San Juan, no Chile,em 13 de Outubro de 2010 é uma história que já faz parte da História.
 Já ouvimos dizer que no mundo inteiro mil milhões de pessoas assistiram pela televisão ao resgate dos 33 mineiros, que viveram nas trevas 69 dias. Quase dez semanas confinados a um buraco de 25 m2(!?) a 700 metros de profundidade! Numa primeira fase sem conseguirem contactar com o mundo exterior, alimentando-se de 48 em 48 horas, de uma colher de atum em conserva, de um gole de leite e bebendo água dos reservatórios das máquinas que ficaram por perto!
Depois conseguiram fazer passar para uma exterior uma pequena mensagem a dizer que se encontravam no “refúgio” da mina e passaram a ter informação e fornecimento de alimentos líquidos e medicamentos.
No dia 13 de Outubro – dois meses e nove dias depois de ficarem presos no fundo da mina –conseguiram sair numa cápsula denominada “Fenix”! Chegaram à superfície um a um com diversas manifestações e formas de agradecimento. Foram recebidos com palmas, com lágrimas, com abraços e com beijos dos seus familiares. Estava presente o Presidente da República do Chile e os Engenheiros responsáveis pela cápsula de salvamento. Alguns mineiros ajoelharam e rezaram, outros trouxeram do fundo da mina pedras para oferecer aos seus salvadores, outros tiveram extraordinárias manifestações de alegria, outros disseram “olá”, outros foram serenos, outros foram emotivos. Outros disseram palavras sábias: «Estive entre Deus e o Diabo. Agarrei-me à melhor mão. À mão de Deus.» E depois o último a chegar. O chefe de turno Luis Urzúa. O “capitão”.Que grande exemplo de um bom chefe.«Missão cumprida».
O “treze” nunca mais será associado a um dia de azar. E há que reter na memória que o acampamento montado à saída da mina de San Juan para salvar os 33 mineiros se chamava “Esperanza” !
Que bonito (e diferente) é o Mundo quando é solidário e uno!
JERO
PS 1-Laurence Golborne, ministro das Minas, o 34º herói
O ministro das Minas do Chile, Laurence Golborne, estava no Equador quando soube do desastre na mina centenária de San José, no deserto de Atacama. A princípio hesitou se deveria viajar para o local.
Inesperadamente, este engenheiro civil industrial de 49 anos, pai de seis filhos, agnóstico, que nunca teve militância política e que chegou ao Governo depois de uma carreira de gestor e empresário, deu por si a liderar o processo de resgate. Pediu poderes ao Presidente e obteve carta branca. Inteirou-se da complexidade técnica da operação, reuniu especialistas e maquinaria, aceitou responder pessoalmente pelo processo. Nas suas aparições soube gerir as expectativas, fazendo claros pontos de situação, falando com prudência, seriedade e optimismo.
PS 2 -A operação de resgate começou dia 13 pela meia-noite em Lisboa.
Nessa altura, o ministro das Minas, Laurence Golborne, anunciou que a cápsula desceria pela primeira vez dentro de duas horas. À entrada da mina foi colocada uma enorme bandeira do Chile, primeiro a cápsula desceu até aos 60 metros de profundidade, uma curta viajem de teste, e depois até aos 478 metros, já a menos de 200 metros dos mineiros. O socorrista Manuel Gonzáles, da Codelco, a companhia nacional de cobre chilena, foi o primeiro a descer para ir buscar Florêncio Ávalos. “Abracem-se. Sorriam. Aplaudam. Florêncio está a chegar”, pediu o ministro das Minas.
PS 3 - Tecnologia utilizada no resgate dos mineiros no Chile
Uma cápsula de aço, projectada pela Marinha chilena, foi a responsável pelo transporte dos trabalhadores. A cápsula tem 4 metros de altura, 450 quilos, possui tubos de oxigénio, equipamento de comunicação e um sistema de aferição dos sinais vitais de alta tecnologia.
Também foi decidido que apenas o primeiro trecho do túnel teria revestimento metálico.
Os trabalhadores receberam alimentação especial trazida dos Estados Unidos e seguiram as indicações da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) para a operação de resgate.
Ainda como parte da acção de retirada, os mineiros receberam roupas feitas de material especial, luvas, água e óculos escuros para não sofreram danos visuais depois de tanto tempo na escuridão.
Uma equipe de especialistas da Agência Espacial Norte-Americana chegou e manteve-se no local acompanhada de um médico, um nutricionista, um engenheiro e um psicólogo.
Além de comida e roupa, os trabalhadores também receberam consoles PSP para aliviar a frequente tensão em que viviam.
PS 4 - Técnica originária da Alemanha
Os profissionais alemães reagiram com alegria ao resgate de seus companheiros chilenos. "Estamos simplesmente muito felizes por nossos colegas e por suas famílias no Chile", declarou Ludwig Ladzinski, director do conselho geral de empresa da mineira de carvão RAG.
 Nestes dias, vieram à tona lembranças "de situações igualmente dramáticas na mineração alemã". Assim, "ao lado de toda a alegria", fica patente "sob que condições duras os mineiros de todo o mundo realizam o seu trabalho".
 Também Michael Vassiliadis, presidente do sindicato dos mineiros IG BCE, felicitou os companheiros do Chile: "É fantástico que eles voltem à luz do dia após mais de dois meses". Os mineiros alemães também estão orgulhosos pelo fato de, na espectacular operação de resgate, ter sido empregada uma tecnologia desenvolvida em seu país. Trata-se de uma cabeça para perfuração vertical auto controlada, conhecida como "RVD-System".
Os PS's 1,2,3 e 4 foram ,obviamente, retirados do Google.

 PARA MEMÓRIA FUTURA REGISTAMOS,COM A NATURAL MODÉSTIA DESTE BLOGUE ALCOBACENSE, ESTE  INESQUECÍVEL 13 DE OUTUBR0 DE 2010, COM UM FINAL FELIZ DEVIDO A UM EXTRAORDINÁRIO CONJUNTO DE BOAS VONTADES E DE COMPETÊNCIA.E, PORQUE NÃO DIZÊ-LO. DE SORTE. DE MUITA SORTE.
JERO


Sem comentários:

Enviar um comentário