segunda-feira, 30 de agosto de 2010

M 291 - JOGOS DE FUTEBOL ÚNICOS...

UMA FOTOGRAFIA COM HISTÓRIA


A MALTA DO CABEÇO EM 1975…

Jogadores em Campo? Muitos…Mais de 40! Arrisco até que são 43!
Os jogos do Cabeço – num campo pelado que tinha erva por todo o lado e que se situava na saída de Alcobaça a caminho do Casal Pereiro…tinham regras únicas. Jogava toda a malta .Dez contra dez, quinze contra quinze, vinte contra vinte ou mais. Mesmo com o jogo a decorrer quem chegava ao Cabeço…jogava.
O jogo iniciava depois de uma “primeira” escolha com a malta ainda toda de camisola. Quem sofria o primeiro golo tirava a camisola e passava a jogar de tronco nu… Na fotografia que ilustra o texto há situações de pais e filhos, que era mais uma singularidade destes jogos especiais que duravam toda a manhã. Começavam às 9.00 e acabavam …quando não restava mais ninguém em campo.
Gente conhecida há muita.Desconhecida também...
De pé, da esquerda para a direita, um que não conhecemos.Depois o Calisto, o JERO,N.N.,N,N, Rainho(já falecido), o Palma Rodrigues(sempre a guarda redes) e, entre conhecidos e outros de que não recordamos o nome, o João Manuel, o Basílio Martins(com longas barbas), o Dr.José Pedrosa(que era “bom de bola”) e gente mais nova.
De cócoras e sentados o Ramiro(que em dias bons conseguia acertar mesmo na bola), o António Eduardo, o Pisão (já falecido), o Juvenal Amado(dono da fotografia), diversos “Bibis”, o Nabais e o Diamantino (de barbas),o Pacheco e mais outros.
Quase completamente deitados o Carlos Helder (que foi campeão de salto à vara) e o Teopisto.


Falta nesta fotografia um dos mais célebres jogadores de todos os tempos do Cabeço, que foi o António Gerardo, mais conhecido pelo “Cuco”.Jogava a ponta de lança “fixo” em cima da linha de golo da baliza dos “outros”.Marcava que se fartava…

A arbitragem era de cariz popular e feita sem grandes interrupções. Não havia foras de jogo.

A malta estava lá para jogar a bola.

Que grandes tempos…

JERO

Em tempo:- Quem souber mais nomes dos N.N. (desconhecidos) diga coisas nos “comentários”.

1 comentário:

  1. Caro Jero
    Estão aí o Mourão,Barrão,Nando Esteves,José António,Afonso, Monteirinho, Os Ritos (O Jorge é treinador de sucesso de Basquet em Braga),Luís Correia, o filho do falecido Mário Bucha e o o também Zé Marques, Bernardes,Raimundo Olivença?, Zé Lourenço. Peço desculpa não me lembrar de mais nomes embora conheça todos os que lá estão.
    Quanto ao Gerardo «Cuco» está no Lar da Mesericórdia onde tenho falado com ele.

    ResponderEliminar