segunda-feira, 2 de agosto de 2010

M 284 - VIVER EM DOIS PAÍSES ...

Uma história do País real !

«Constantino – guardador de vacas e de sonhos…
Há dias em que parece que acontece tudo e num golpe de sorte encontro-me entre olhos grandes, muito meigos, de uma ternura e sinceridade que nos faz doer a alma.
Ali estão, e eu entre elas a fazer com que se rentabilizem e que possa chegar a toda a gente o seu leite, enquanto ao mesmo tempo penso o que mais se adequará ao Direito da Família, Direitos reais, Direito do trabalho, não, talvez sociologia jurídica…
Não há aqui drama nenhum, há sim, um silêncio oriundo das que não podem falar, mas acima de tudo lá no fundo está o sonho… o sonho de querer mais , de chegar longe, onde só a imaginação nos leve…é tão bom…assim tudo pode acontecer!
Ninguém imagina, a transformação dá-se num W.C. perto de todos nós e a mulher com que se entra, não tem nada a ver com a mulher que de lá sai, e ninguém imagina…».
O texto anterior é da autoria de uma amiga que nos dois últimos anos da sua vida tem estado no desemprego. A situação foi de todo inesperada e complicada pois afectou toda a família. A firma do marido “desapareceu” no mercado implicando cortes e dificuldades no orçamento da família. A minha amiga tem desde então saltado de ordenado mínimo em ordenado mínimo não deixando escapar qualquer oportunidade de emprego, que possa contribuir para o equilíbrio do orçamento familiar.
Aos 24 anos frequentava o 4º. Ano de um curso universitário que não acabou porque Deus lhe concedeu a dádiva da vida. Hoje já ultrapassou os 40 anos. A família aumentou e o curso da sua juventude não se tendo “esfumado” de todo… está distante…
Esta minha amiga não tem recusado nenhuma oportunidade de trabalho. Actualmente levanta-se às 4 da manhã para ir trabalhar. E consegue sorrir e ter esperança.
Não quer dar o seu nome à sentida e bonita história do ..«Constantino – guardador de vacas e de sonhos…
Respeitamos a sua vontade…mas prestamos-lhes aqui a nossa “anónima”homenagem.
Esta é uma história de um país que muitos portugueses conhecem.
Um país em dificuldades que não reconhecemos quando ouvimos falar os representantes do Governo (no Parlamento) de uma “nação” que melhorou em 0,6% o seu grau de pobreza. Em 2008 já só éramos “pobres” 17,9%.
Aqui está um “número” que anima muito a minha amiga quando se levanta às 4 da manhã para ir ordenhar vacas…
Entretanto no “País da fantasia” o nosso grau de pobreza diminui…
A olhos vistos…


JERO
(imagem retidada da net-Blog"A vida éum lugar estranho")

Sem comentários:

Enviar um comentário