quinta-feira, 15 de julho de 2010

M 279 - DA CÂMARA PARA OS ASTROS


Da Câmara para os Astros…

Graciano Campos é alcobacense desde há 55 anos e por causa disso teve que nascer em 1955, ocorrência a que não se pode dizer que fosse alheio sendo no entanto certo que os principais responsáveis por tal acontecimento …foram os seus pais. Depois cresceu e…foi para longe.
Para a outra banda. Farto de estar bem fixou-se em Almada. É funcionário camarário mas não se fica pela secretária.
Jamais.
Descobriu o mundo das corridas há 14 anos e não pára nem deixa de olhar para o mundo que o rodeia.
Interessado pelo estudo da natureza humana, frequentou o curso de Psicologia da Universidade de Lisboa. Mas…fez mais. Entrou noutro mundo. É estudante do 3º Ano da Academia de Estudos Astrológicos.
E foi nessa qualidade que ,com outras colegas ,aceitou um desafio que levou à edição de um livro. Que se chama:
 Retratos Astrológicos de 100 Portugueses Famosos.
Foi editado por Vogais & Companhia ,teve a coordenação de Luis Ribeiro e Helena Avelas e o seu tema é o Esoterismo.

CONTEÚDO
A obra agora editado foi, como já referimos, o resultado de um desafio lançado a um grupo de estudantes da Academia de Estudos Astrológicos.
Foi-lhes proposto pesquisar uma personalidade portuguesa à escolha, confirmar os dados de nascimento e escrever uma mini biografia astrológica, de acordo com as regras da Astrologia Tradicional.
Segundo os especialistas este livro é de grande relevância no estudo da Astrologia em Portugal. «Representa o colmatar de uma falha que há muitos anos se faz sentir na Astrologia portuguesa: o desinteresse que a investigação de personagens históricas e de figuras públicas tem merecido por parte dos astrólogos, e a consequente escassez de dados nesta área. Sendo nós um povo tão virado para ao passado e para a nostalgia, foi sempre um mistério a razão deste desinteresse quase total no estudo astrológico de figuras históricas.»
O resultado foi uma colecção de mapas astrológicos comentados, muitos dos quais inéditos, de cem figuras portuguesas das mais diversas áreas da sociedade, desde a cultura à política, passando pela ciência e pela arte.
Deste livro fazem parte personalidades tão distintas como Amadeo de Souza-Cardoso, Amália Rodrigues, Fernando Pessoa, Agostinho da Silva, entre outros.


E também a alcobacense Virgínia Vitorino.
E aqui o responsável único é o nosso conterrâneo Graciano Campos, que tivemos oportunidade conhecer em passado recente. É um excelente conversador que tem a virtude de saber ouvir.
Esclareceu-nos algumas dúvidas sobre cartas astrológicas mas aqui a personalidade importante é VIRGÍNIA VITORINO.
Do estudo de Graciano Campos salientamos os seguintes dados:
Virgínia Vitorino nasceu em Alcobaça às 23 horas e 45 minutos de 13 de Outubro de 1895.
Distingue-se como poetisa e dramaturga, alcançando bastante sucesso no seu tempo. Faz no Conservatório Nacional os cursos superiores de piano e canto, completando ainda o curso geral de harmonia e o de italiano. Lecciona línguas na mesma instituição, durante quase quatro décadas. Viaja bastante pelo mundo, colabora na rádio, na Emissora Nacional e na divulgação de poesia e teatro.
A notoriedade advém-lhe de alguns factores: o Ascendente Leão ( tem de se mostrar…), Júpiter, o benéfico maior, conjunto ao Ascendente, sendo ademais o planeta mais forte do mapa e a Lua, o segundo luminar, também posicionada na Casa I, trazendo-lhe popularidade.
O pendor para a escrita provém de Mercúrio, que é o segundo planeta mais forte do mapa; está no seu termo em Escorpião e faz a conjunção a Saturno, incutindo-lhe profundidade de pensamento, sobriedade e capacidade de análise; está ainda conjunta a Alphecca, uma estrela que lhe confere brilho, honra e habilidade poéticas e artísticas.
Refere depois Graciano Campos as influências de Marte na carreira, a presença de Júpiter e da Lua nas viagens e os significadores de Júpiter, Marte e Mercúrio na vocação.

Da Câmara para os Astros o alcobacense Graciano Campos não se perde e acrescenta proveito e interesse à sua vida de funcionário público. Cumprimentamo-lo por isso.

JERO





Sem comentários:

Enviar um comentário