sábado, 10 de julho de 2010

M 275 - UMA IGREJA RENOVADA

DATAS HISTÓRICAS NA VIDA RELIGIOSA DE ALCOBAÇA

(7.Fevereiro.1960/ 2.Julho.2010)
Cinquenta anos e alguns meses depois de uma data inscrita no tempo e na pedra anunciando que «A fé da Cristandade desta vila restaurou esta Capela que reabriu no 7 de Fevereiro de 1960» novamente foi celebrada a reabertura deste local de culto com tradições multisseculares.
Foi numa Igreja renovada que no passado dia 2 de Julho corrente foi reatado o fio condutor que une a comunidade religiosa alcobacense.
Esta data, que no calendário litúrgico é assinalada como sendo o Dia da Invocação da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia, por ser o Dia da Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel, foi portanto a escolhida para a apresentação da Igreja “com novos arranjos” aos seus fiéis.
Na palavra do Provedor João Rosa Carreira «…arranjos novos…poucos mas significativos».
Em recente postagem anterior já demos relevo ao melhoramento que foi talvez o mais emblemático desta “obra nova”: o Senhor do Armário.


Relendo a notícia que “O Alcoa” publicou em 13 de Fevereiro de 1960 (nº. 684) chega-se à conclusão que então a reabertura ao culto “da antiga e veneranda Capela de Nossa Senhora da Piedade” teve notória pompa e circunstância, já que estiveram presentes o Bispo de Fèbiana, Senhor D.António da Campos e o Presidente da Câmara Joaquim Augusto Carvalho, além do Pároco de Alcobaça, outras entidades e muito povo.

Em 2 de Julho de 2010 presidiu à cerimónia religiosa o Revmº. Padre Carlos Jorge Vicente, que vemos na fotografia no final do acto litúrgico a cumprimentar efusivamente os representantes da Misericórdia de Alcobaça, que estiveram presentes neste dia com história.
Pela sua actualidade terminamos este nosso apontamento reproduzindo a parte final da notícia do nosso jornal de 13 de Fevereiro de 1960:«Do que temos visto e ouvido, cremos mesmo poder deduzir que estas recordações saudosas, agora acordadas, não adormecem mais. Praza a Deus assim suceda. Não advirá, daí, senão bem.»
Porque não somos capaz de fazer melhor…subscrevemos… a peça jornalística de João Maria de Sousa e Brito.
Cinquenta anos e alguns meses depois …praza a Deus assim suceda.


JERO



Sem comentários:

Enviar um comentário