sábado, 3 de julho de 2010

M 273 - ROSSIO DE ALCOBAÇA CAPITAL DO MUNDO DAS VESPAS

Vespa World Days 2010



Alcobaça recebeu na tarde deste Sábado, 3 de Julho,na zona envolvente ao Mosteiro de Alcobaça, mais de 2000 Vespas!


A esta dimensão foi um acontecimento nunca visto em Alcobaça.


Durante algumas horas Alcobaça foi a capital do mundo vespino.


Gente animada e bem disposta que rapidamente invadiu esplanadas e cafés. Ouviam-se idiomas de variados países com predominância para a vizinha Espanha. Uma charanga dos bombeiros deu música aos vespistas e jovens bailarinas da Academia de Música de Alcobaça aproveitaram a enchente para mostrarem os seus dotes artísticos.

Animação a rodos com bons resultados para o comércio do Rossio de Alcobaça

Esta passagem por Alcobaça fez parte do programa do Vespa World Days 2010.

Este projecto, que tem como principal objectivo proporcionar aos participantes e entusiastas do movimento vespino, condições para conhecerem a Região de Leiria e do Oeste, terminará em Fátima dia 4 de Julho.


JERO





UM POUCO DE HISTÓRIA

A Vespas foi o resultado da determinação de Enrico Piaggio em criar um veículo de baixo custo para as massas. O primeiro protótipo, conhecido como MP5, foi alcunhado de “Paperino” (italiano para Pato Donald) devido à sua forma estranha, mas Enrico Piaggio não gostou do resultado e pediu a Corradino D’Ascanio para o redesenhar.
Mas o engenheiro aeronáutico não gostava de motos. Achava que eram desconfortáveis, com rodas que eram difíceis de trocar quando se furavam. Ainda pior, a corrente sujava de óleo o condutor e passageiro. No entanto, a sua experiência aeronáutica encontrou a resposta a todos os problemas. Para eliminar a corrente ele imaginou um veículo com transmissão directa, já que as correntes eram raras em Itália naquela época; para ser mais fácil de conduzir, colocou as mudanças no volante; para facilitar a mudança dos pneus desenhou não uma forquilha mas um braço de suporte similar aos dos aviões. Finalmente, desenhou uma carroçaria que protegia o condutor para que este não se sujasse.
Corradino D’Ascanio apenas precisou de uns dias para refinar as suas ideias e preparar os primeiros desenhos da Vespa. Ficou assim baptizada quando Enrico Piaggio, olhando para o protótipo da MP6, exclamou “Sembra una Vespa!” (Lembra uma Vespa!)
E assim nascia um mito que se mantém até aos dias de hoje.

AS PRIMEIRAS VESPAS
A primeira Vespa equipou com um motor de 2 cilindros com 98cc e 3,5 cavalos de potência a 4500 rotações. Alcançava 60km/h e tinha 3 velocidades. Este era um veículo de serviço público, virado para as massas que, ao contrário de outras motos, não tinha um motor ruidoso. Além disso, era um veículo elegante e com classe que estava acessível a qualquer um.
O “milagre” Vespa tornou-se uma realidade e a sua saída cresceu enormemente. Em 1946, a Piaggio colocou 2484 scooters no mercado. No ano seguinte eram já 10.535 e em 1948 a produção atingiu as 19.822 unidades. Quando em 1950 a produção foi expandida para a Alemanha, 60.000 veículos foram produzidos, e apenas três anos depois 171.200 Vespas saiam das fábricas.
A Vespa tornou-se o produto de topo da Piaggio. Enrico procura expandir o negócio além fronteiras e em 1953, graças à sua determinação, existiam mais de 10.000 Pontos de Serviço Piaggio por todo o mundo, incluíndo na América e Ásia. Por esta altura, os Clubes de Vespas contavam já com 50.000 membros. Já em 1951 se tinham reunido 20.000 entusiastas no “Vespa Day” em Itália.


Conduzir um Vespa era agora sinónimo de liberdade, agilidade nas estradas e relações sociais mais fáceis. A nova scooter tornara-se um símbolo de um estilo de vida que deixou a sua marca no cinema, na literatura e publicidade.

texto traduzido e adptado de http://www.vespausa.com/about.php?section=Story
Vespas da Maravilha © 2010


Nota última: Desde 1946 até à actualidade estimam-se  em 17.000.000 o total de vespas fabricadas.
17 MILHÕES!!!

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