sexta-feira, 7 de maio de 2010

M 246 - GRANJA DE VAL DE VENTOS


Património Cisterciense.
O Colmeal e a arte do mel



Os cistercienses desenvolveram a apicultura nas suas granjas.
A partir da segunda metade do século XVIII, a criação de abelhas conheceu um novo fulgor.
Frei Nuno Leitão, Geral da Ordem em 1765, manda levantar o colmeal da Granja de Val de Ventos (Turquel) e, por seu turno, a administração do Santíssimo Sacramento adquire um covão de abelhas na Moita, nas imediações da Granja do Campo, no Valado (esta granja já dispunha de um colmeal na Torre).
Graças a esta actividade, abundava o doce mel de tão grande utilidade na alimentação (sobretudo na doçaria), nas bebidas fermentadas, na arte terapêutica e a cera com que se alumiava os altares dos Santos, as procissões da Candelária (2 de Fevereiro) e mesmo as habitações.
As abelhas ainda contribuíam para a polinização das fruteiras e demais culturas, criando condições favoráveis a uma abastança de frutos.
Os covões (conjuntos de cortiços ou colmeias) estavam concentrados na área serrana dos coutos, embora também se fomentasse a apicultura nas terras de campo.

Frei Manuel de Figueiredo elucida-nos que “há alguns cortiços de abelhas pelos fundos da Serra de Albardos, que produzem o melhor mel deste reino. Também no Camarção (Pataias) e terras de Alcobaça há maiores números de abelhas que produzem mel mais parco”.
A geografia apícola coincidia, grosso modo, com as áreas de pastoreio.
Para proteger os cortiços levantavam-se muros apiários.

Estas edificações resguardavam os cortiços de predadores como o texugo, a doninha, sapos, cobras e lagartos; abrigavam-nos dos ventos frios; da acção letal dos fogos.
A dedicação dos monges a estes insectos laboriosos evidencia-se no extremo cuidado com que deles tratavam.
O levantamento de um colmeal pedia uma orientação adequada de forma a evitar os ventos de Norte, Noroeste e Nordeste.
Para além desta cautela, separava-se o murado do colmeal da envolvente de mato ou floresta por meio de um valado amplo, com a função de corta fogos. Os cortiços eram devidamente cobertos por telhões.
Os covões tinham guarda destacado.

Este homem, para além da vigilância, encarregava-se da cresta, da enxameação, de limpar as colmeias, manter o valado.
A receita utilizada para aumentar os enxames nos covões consistia em crestar os cortiços, com um intervalo, de dois em dois anos.
Este sacrifício temporário da produção assegurava enxames numerosos e saudáveis.
A cresta efectuava-se, por regra, durante o mês de Junho. Para ajudar os enxames a resistir ao Inverno, colocavam-se, nas imediações dos cortiços, tigelas com castanhas piladas cozidas.
O mel da Serra era o mais claro que se produzia em Portugal. Para o conservarem acondicionavam-no em bilhas de barro. A receita das colmeias compensava largamente as despesas.

O covão da Moita, no ano de 1777, rendeu 12.000 réis em mel, aproximadamente 7% do seu preço de custo (a sua aquisição foi feita por 82.500 réis).
O colmeal de Val Ventos constituía a maior instalação apícola cisterciense.

O muro apiário, com cerca de 20m de largura por 20m de comprimento e 2m de altura, estava situado numa encosta virada para o nascente, alojando-se os cortiços nos vários patamares servidos por escadarias laterais.
Este colmeal, que J. Vieira Natividade observou na década de 20, possuía “83 colmeias – 70 cortiços e 13 colmeias móveis”.

António Valério Maduro



2 comentários:

  1. Mais uma vez volto a dizer
    Que é muito importante
    Não nos deixar esquecer
    Nossa história fascinante

    Fui a muitos piqueniques
    Nessa quinta de Val-de-Ventos
    Mas a história não conhecia
    E a li com alegria
    Fiquei co mais conhecimentos...
    Grande bjo
    Áurea

    ResponderEliminar
  2. Foi muito grato tomar conhecimento deste apontamento histórico acerca da presença de muros-apiários na região de Alcobaça. É um tema que tem merecido a nossa atenção na Associação de Estudos do Alto Tejo. Em 2010 editámos o nº 3 da revista AÇAFA ON LINE inteiramnete dedicada ao tema (textos de Portugal, Espanha e França) e que pode ser consultada em www.altotejo.org. Gostaríamos de estabelecer contacto com o autor deste texto para uma eventual visita ao colmeal de Val de Ventos.
    Com os cumprimentos de
    João Caninas
    Associação de Estudos do Alto Tejo
    altotejo@gmail.com

    ResponderEliminar