quarta-feira, 21 de abril de 2010

M 237 - ACONTECE UMA VEZ NA VIDA

Visita de Paulo VI a Fátima em 1967

Depois das aparições da Virgem, o Santuário de Fátima tornou-se meta de peregrinações de fiéis provenientes de várias partes do mundo.

Paulo VI presidiu a celebração eucarística no Santuário de Fátima, no cinquentenário das aparições, em 13 de Maio de 1967 e tornou-se o primeiro Papa a pisar solo português.

Aqui as minhas memórias são, naturalmente mais nítidas, e lembra-me do entusiasmo dos meus Pais na preparação da visita a Fátima, aproveitando uma boleia no carro do Professor Adelino Costa, da Maiorga, em que viajaria também a sua mulher Lourdes Costa.

No que me diz respeito tinha regressado da Guerra do Ultramar em Maio de 1966 e estava resolvido que veria o Papa pela televisão, até porque na altura trabalhava fora de Alcobaça.

O Papa Paulo VI atraiu a Fátima multidões de fiéis. Mais uma vez terá sido ultrapassado o milhão de fiéis, que foi até à Cova de Iria.

Os pormenores da visita dos meus Pais e do casal Adelino Costa só foram obviamente conhecidos à posteriori.

Os dois casais de peregrinos no carro conduzido pelo Professor Adelino Costa “encalharam” no complicado tráfego de viaturas e fiéis a pé a uns 2 ou 3 Kms de Fátima.

O tempo passava e o carro não andava e pela rádio ia sabendo que o Papa Paulo VI estava a poucos minutos de chegar a Fátima.

Perante a hipótese única de ver (ou não ver…) a chegada de Paulo VI o Professor Adelino Costa encostou o carro à berma e…as senhoras ficaram. Os dois homens avançaram a “corta mato” para atalhar caminho e ver o Papa, com a promessa de mais tarde voltarem atrás para trazer as senhoras até à Basílica de Fátima.

E tão boa hora o fizeram que minutos depois voltaram à estrada e deram de caras com o carro de Sua Santidade que, a um metro de distância ,lhes sorriu e os abençoou. O Professor Adelino Costa ter-se-á persignado. O meu Pai ficou tão atrapalhado que se pôs em sentido e fez continência ao Papa.

O momento passou mas… ficou para a história das duas famílias.

Bênção papal e continência militar do José de Oliveira.

Estão 43 anos passados.

Dos intervenientes da “história papal” está viva a Dª. Lourdes Costa com uma bonita idade que aqui não vamos dizer…

JERO

Nota- Dª.Lourdes Costa em 2010.

2 comentários:

  1. Meu caro Jero

    Esta recordação da vinda de Paulo VI a Fátima é ainda muita viva em mim.

    O Papa aterrou em Monte Real e passou mesmo em frente do nosso, (nessa altura), Hotel Monte Real.

    Na Cova da Iria estive a 2/3 metros dele, junto ao inicio da escadaria da Basílica.

    Lembro-me bem também porque o Htel em Monte Real estava cheio de gente importante da época, entre essas pessoas Salazar, que lá ficou nessa noite.

    Ainda outra curiosidade: Foi a minha mãe quem preparou as refeições para o Papa no Santuário de Fátima!

    Enfim recordações que se começasse, não acabava!!!

    Um grande abraço para ti

    ResponderEliminar
  2. Caro Joaquim
    Que complemento tão curioso à minha história a tua história.
    Esse pormenor de ter sido a tua Mãe a preparar as refeições do Santo Padre é extraordinário Um grande abraço e até breve, se Deus quiser.
    JERO

    ResponderEliminar