segunda-feira, 15 de março de 2010

M215- LEIA PELA SUA SAÚDE


Screening do cancro do pulmão


É um exame altamente eficaz na detecção precoce de tumores. De curta duração, apresenta uma dose de radiação extremamente baixa.

Os pulmões fazem parte do aparelho respiratório, sendo responsáveis pela oxigenação do sangue. O coração, alojado entre os dois pulmões, garante pelo ventrículo direito a chegada do sangue venoso aos pulmões e, depois de efectuada a sua oxigenação nos alvéolos, regressa ao coração para, a partir do ventrículo esquerdo, ser bombeado e transportar o oxigénio recebido ao organismo.

Para além da função atrás descrita, o aparelho respiratório desempenha outras funções:

1. Normaliza a temperatura de todo o ar inspirado para que este fique à temperatura do corpo;

2. Humedece o ar inalado;

3. Protege o organismo de substâncias nocivas através de várias acções de depuração.


O
cancro do pulmão é um dos mais comuns e de maior malignidade, sendo a principal causa de morte no grupo das doenças neoplásicas. Isoladamente, é responsável por mais mortes do que todas as restantes formas de cancro combinadas. É, geralmente, assintomático até aos estadios mais avançados, em que apresenta um dos mais baixos índices de sobrevivência a 5 anos - apenas 15% dos casos.

Por outro lado, o prognóstico de tratamento é extremamente favorável quando é diagnosticado numa fase pré-clínica em que a doença se encontra localizada. Nestas situações, 50% a 90% dos casos têm índices de sobrevivência superiores a 5 anos. Conclui-se assim, que a
eficácia do tratamento está directamente dependente do estadio em que a doença se encontra aquando do diagnóstico.

A importância da detecção precoce
Os
fumadores representam mais de 90% dos casos primários de cancro do pulmão, o que dá pouca sustentação ao Screening em não fumadores, exceptuando os casos de exposição ao fumo (fumadores passivos), antecedentes familiares e ex-fumadores.

Hoje em dia, são bastantes os casos de cancro diagnosticados em ex-fumadores, pois embora o risco seja bastante reduzido com o abandono do tabaco, um risco acrescido mantém-se durante cerca de 16 anos após a cessação tabágica.

Os recentes avanços no campo da imagem médica sugerem que a
Tomografia Computadorizada de baixa dose tem um papel importante no diagnóstico precoce do cancro do pulmão, pois pode detectar tumores na ordem dos 5 mm de dimensão de uma forma rápida e segura. Assim, a morte por cancro do pulmão pode ser prevenida em cerca de 85% dos casos clínicos através de uma combinação de esforços na cessação de hábitos tabágicos e detecção precoce.

A
Tomografia por Feixe de Electrões permite a realização de um Screening ao cancro do pulmão com uma dose de radiação extremamente baixa e, graças à sua grande velocidade de aquisição de imagem, reduz significativamente o tempo do exame.

Pedro Manuel Barreiros

(IDADE MAIOR)

2010-03-15

Sem comentários:

Enviar um comentário