segunda-feira, 8 de março de 2010

M209-DIA INTERNACIONAL DA MULHER



Dia internacional da mulher

No Rio de Janeiro - Flordelis

Flordelis dos Santos de Souza é uma verdadeira mãe-coragem. Resgatou do seu destino infeliz das drogas, do tráfico e da miséria das ruas do Rio de Janeiro 46 meninos. A juntar aos seus quatro filhos biológicos, são 50 ao todo os filhos com espaço no coração de Flor. Cada um deles é uma história trágica com um final feliz.

Pode-se dizer com propriedade que já, passou por tudo, dormiu na rua, foi julgada, enfrentou lugares perigosos para salvar seus filhos, ela sim teve e tem muita coragem.

Respigámos de um extraordinário trabalho jornalístico de Mafalda Anjos, publicado na Revista ÚNICA ,do “Expresso” # 1949, de 6 de Março de 2010,algums “flashes” da vida de Flordelis.

Só para começar:

«Foi o pai, pastor evangélico, que escolheu o seu nome. A flor-de-lis foi a planta usada para ornamentar o Templo de Salomão, uma das sete maravilhas do mundo antigo…”Nasci e cresci na favela de Jacaré-Jacarezinho.Um dia, decidi fazer alguma coisa para mudar isso.(Flordelis vivia na favela de Jacarezinha, a segunda pior do Rio de Janeiro.Foi lá que conheceu o marido Anderson e onde resgatou do tráfico de droga o filho Alex).Saía toda a sexta-feira de madrugada para o baile funk, para tentar ganhar a confiança dos meninos do tráfico. Queria entender o que os levava às drogas.O ciclo vicioso das drogas começava muitas vezes pelas salas de jogos.Primeiro os meninos viciavam-se nos jogos, depois cometiam pequenos furtos, a seguir vinham as drogas e mais tarde o tráfico.Pelos menos oito em cada dez meninos das favelas estavam envolvidos no tráfico e quase todos acabavam por morrer.

…Em 1991 Flordelis comprou uma máquina de videojogos.”Assim, eles podiam ir brincar para minha casa lá na favela e saíam dos locais perigosos. Vieram logo cinco meninos e, aos poucos, acabaram ficando por lá.”

…A sua fama na favela no Jacarezinho acabou por se propagar como uma brisa fresca num dia de 40 graus ao sol.

37 filhos numa noite…Numa fatídica noite de em Fevereiro de 1994 um atirador furtivo disparou indiscriminadamente sobre meninos da favela. Onze meninos morreram e vários ficaram feridos .

O desespero e o pavor invadiram as crianças. Perante o pânico geral, uma rapariga aponta a solução: “Vamos pedir ajuda a Flordelis”. Era a mãe de Rayane, a menina que Flor tinha resgatado do lixo havia poucos meses, que regressara ao vício do crack e andava novamente pelas ruas do Rio de Janeiro.

…”Nessa madrugada de uma vez só, fiquei com 37 meninos, 14 deles bebés”. A juntar aos seus filhos biológicos e às outras crianças que entretanto já tinha abrigado, ao todo eram 43 pequenos entre aquelas quatro paredes.

…Tempos depois uma entrevista num jornal para ajudar Flordelis teve efeitos contrários. Um Juiz de Menores intimou Flordelis a comparecer em Tribunal porque não tinha o direito de ter crianças à sua guarda. O Juiz sentenciou que as crianças de Flordelis deveriam ser colocadas em abrigos de menores.

Flordelis desobedeceu e fugiu. Durante meses.

Uma nova entrevista levou-a a conhecer a presidente do Centro Brasileiro para a Defesa da Criança e do Adolescente. Depois de ouvir Flordelis durante horas transmitiu-lhe finalmente uma mensagem de esperança:”Ninguém consegue tirar essas crianças de você, porque se as tirarem elas voltam. Não foi você que as adoptou, foram elas que a adoptaram a si”.

…Na casa de Flor e do seu marido, em Niterói, há dezenas de casos de sofrimento transformados em esperança, cada um com o seu final feliz

Hoje vivem com ela 44 filhos e uma neta, numa lição única de partilha e generosidade.

Flordelis é sinónimo de Amor, Coragem, Determinação, Coração…

Flordelis é uma verdadeira mãe-coragem.

Em Alcobaça – Tias do Gonçalinho

São três mulheres.Doces e solidárias, que fazem o mesmo caminho.

No seu caminho encontraram o Princepezinho e fizeram dele mais um projecto da sua vida.

É vê-las "chilrear" como passarinhos felizes quando o Gonçalinho dança, quando ri , quando abraça...

São três mulheres solidárias que têm contribuído para que o "nosso Gonçalinho tenha uma vida mais feliz e colorida .

Tiveram antúrios de uma admiradora.(M.H.)

Neste "Dia da Mulher" a minha singela homenagem para estas mulheres solidárias,que Alcobaça conhece.



Na fotografia Alice com o Gonçalinho.A Júlia e a Ilda estão por perto.

JERO

Sem comentários:

Enviar um comentário