sexta-feira, 5 de março de 2010

M205-SOLIDARIEDADE

NO CEERIA ACONTECE

Com milhares de tampas de garrafas de plástico se “abriu” uma Sala de Snoezelen

Na manhã da passada 6ª.feira, dia 26 de Fevereiro, escreveu-se uma bonita “página” de amor e solidariedade no CEERIA, no seu Palacete cor de rosa ao cimo da Rua do Castelo, em Alcobaça.

O Centro de Educação Especial de Alcobaça (CEERIA) inaugurou nesse dia a sua Sala de Snoezelen, concretizando um sonho antigo da Instituição. A aquisição deste novo equipamento foi possível graças à empenhada ajuda e patrocínio do Rotary Club de Alcobaça.

O Presidente da Direcção do CEERIA José Ferreira Belo salientou em breves palavras de agradecimento, que antecederam a visita ao novo equipamento, a importância do gesto do Rotary Clube de Alcobaça.

Um gesto que classificou de grande significado pelo que representa em termos de solidariedade e participação.«A instituição precisa de ajuda da população para continuar a prestar um bom serviço aos utentes do CEERIA».

Seguiram-se os depoimentos emocionados de dirigentes do Rotary Club de Alcobaça Helder Raimundo ,Presidente em exercício, e de Helena Gerardo, que era Presidente ao tempo do início da iniciativa(mandato de 2008/2009).

Helena Gerardo terá sido uma das pessoas que mais se envolveu na “missão” de juntar as cinco toneladas de plástico(em tampas e garrafas), que vieram a permitir, mais tarde, à sua venda à Resioeste «Foi preciso bater a centenas de portas de particulares, de cafés, de restaurantes e de escolas.E não houve ninguém que não colaborasse quando sabiam que o destino último era ajudar o CEERIA». Até ao momento o Rotary já entregou ao CEERIA cheques no valor de 3.500 euros. E poderá “chegar” ainda um cueque tardio de mais 900 euros.

Seguiu-se à visita à nova Sala de Snoezelen.

Foi explicado aos visitantes de “fora” – rotários e imprensa regional – que o Conceito da sala de Snoezelen proporciona conforto, através do uso de estímulos controlados, e oferece uma grande quantidade de estímulos sensoriais, que podem ser usados de forma individual ou combinada dos efeitos da música, notas, sons, luz, estimulação táctil e aromas.

Tivemos oportunidade de confirmar que o ambiente, que a sala de Snoezelen proporciona, é seguro , promovendo auto-controlo, autonomia, bem como efeitos terapêuticos e pedagógicos positivos.

O ambiente multisensorial permite estimular os sentidos primários tais como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, sem existir necessidade de recorrer às capacidades intelectuais mas sim às capacidades sensoriais dos indivíduos. A confiança e o relaxamento são incentivados através de terapias não directivas, permitindo que as terapias sejam únicas para cada utente.

Na manhã da passada 6ª.feira, dia 26 de Fevereiro, escreveu-se uma bonita “página” de amor e solidariedade no CEERIA.

O Presidente do CEERIA não deixou de recordar, à despedida, que sozinhos não conseguirão resolver os problemas das pessoas com deficiência.

São precisos, obviamente, mais gestos como o do Rotary Club de Alcobaça.

Acreditamos que a comunidade não deixará de responder.

JERO

Sem comentários:

Enviar um comentário