terça-feira, 26 de janeiro de 2010

M170-EXPEDIÇÃO À AMAZÓNIA


ALCOBACENSE MARCO CORREIA JÁ REGRESSOU DA EXPEDIÇÃO À AMAZÓNIA

A expedição em que esteve integrado este nosso “destemido” conterrâneo (nado e criado no Bárrio-Alcobaça) já regressou da Amazónia.

A “Expedição à Amazónia teve lugar entre 26 de Dezembro de 2009 e 10 de Janeiro de 2010.

Marco Correia integrou a equipa “Expedição Amazónia 2010” , composta por 22 elementos, chefiada pelo conhecido biólogo Professor Pedro Salgado, que foi também o mentor do Projecto.

Nos restantes elementos estiveram ilustradores científicos ,escultores, pintores, arquitectos, artistas plásticos, fotógrafos, dois médicos e um médico veterinário.

No Brasil, juntaram-se à equipa mais duas ilustradoras científicas americanas: Jenny Keller e a Cleo.

Segundo o Marco os objectivos da EXPEDIÇÃO AMAZÓNIA 2010 foram cumpridos e agora é tempo de balanço e de trabalho. Estão na forja um Diário de Bordo, a edição de um livro, uma exposição itinerante e um projecto multimédia.

Iremos distribuir por diversas postagens as impressões do Marco Correia.

Hoje para abrir o apetite de quem visita o nosso blogue seguem alguns aperitivos .Só a foto com o jacaré dará um "capítulo".É esperar para ver!

Diz o Marco Correia:

«Podemos já adiantar que a viagem excedeu todas as expectativas!

Conseguimos ver animais que eu achava que só com muita sorte os veríamos. Como é o caso dos Botos (golfinhos nativos da Amazónia) ou as Lontras-gigantes.

Por outro lado a informação visual e auditiva é tanta que temos dificuldade em nos focalizarmos. Pelo que muitos registos de desenho não passam de esboços rápidos, complementados com fotografias que servirão para, nos próximos dias, terminar esses mesmos esboços. É claro que isto é precisamente o contrário do que eu tinha traçado como objectivo pessoal (trazer a maioria dos desenhos terminados).

Em termos de espaço percorrido, graças ao esforço da nossa tripulação, sob o comando do Capitão Moacir Fortes, conseguimos percorrer mais do dobro da área prevista. Ou seja, de uma viagem que estava prevista iniciar em Manaus, subindo cerca de 200 Km pelo rio Negro até ao Rio Unini, na realidade começámos (no dia 27 de Dezembro) por subir o Rio Solimões (Amazonas) ao longo de 250 Km até ao Rio Badajós (dia 2 de Janeiro). Dia 3 de Janeiro às 7h da manhã já estávamos novamente em Manaus. Após uma visita à cidade, para algumas compras e almoçar, começámos a nossa subida do Rio Negro até perto do Rio Branco, cerca de 230 Km a montante de Manaus.

Percorremos cerca de 900Km pela bacia do Rio Solimões e Rio Negro. Isto só foi possível devido ao facto de nos deslocarmos de uns locais para os outros durante a noite. O que obrigava os homens do leme (4) a fazer turnos.»

A foto aérea mostra o arquipélago das Anavilhanas, no Rio Negro, composto por cerca de 400 pequenas ilhas.

1 comentário:

  1. Gostei muito do que li
    E altamente fascinada
    Com tão belo testemunho
    Do Marco nesta "jornada"

    Entrei aqui p´lo Rogério
    Desculpe-me a invasão
    Mas fiquei curiosa
    Com tamanha exposição.
    BJO
    Áurea

    ResponderEliminar