domingo, 24 de janeiro de 2010

M168-MEMÓRIAS DA GUERRA


BAPTISMO DE FOGO

Quarenta e alguns anos depois...

O «baptismo de fogo» é um dos momentos mais marcantes da vida de um militar.Ninguém sabe como irá reagir.Alguns «heróis» das paradas dos quartéis agarram-se ao chão que nem lapas e outros, até ali mais discretos, conseguem dominar o medo e portam-se como Homens.Há um momento decisivo.Ou fazemos o que é o nosso dever ou perdemos o respeito dos outros.E passamos a (con)viver mal com nós próprios...Na operação Lenquetó, no norte da Guiné nos primeiros dias de Julhode 1964, fomos emboscados e tivemos vários feridos. O mais grave foi o 1º. Cabo Marques, que foi atingido no baixo ventre.Quem já levou uma bolada no local em causa sabe como dói.E um tiro! Que dores terríveis provocará !?Aguentou as dores que nem um valente.Nos seus poucos queixumes julgo que só lhe ouvi dizer...«Meu furriel, estou feito.Não vou voltar ser um homem normal...»!«Está claro que vais, Marques. Aguenta só mais um bocado.»Quando o helicóptero chegou para o evacuar estávamos cercados e debaixo de fogo.O Alferes Tavares aproximou-se para levar ao colo o Marques.Antecipei-me. Era eu o Enfermeiro.Era eu que o tinha de levar até ao helicóptero. O Capitão Tomé Pinto e o Alferes Tavares deram-me protecção.Os metros que percorri com o Marques ao colo, até ao helicóptero, foram bem compridos.Só me recordo de ouvir as pás do helicóptero e... as batidas do meu coração.Não mais esquecerei aqueles minutos. Foram 5 minutos muito coooompriiidoos!Mais de 20 anos depois... conheci numa reunião de ex-combatentes... as filhas do Marques.A maneira como me abraçaram deu para entender que sabiam alguma coisa do papel que eu teria tido em relação ao seu nascimento...Foram minutos de intensa emoção.A expressão do seu afecto foi uma «medalha»...para toda a vida. Uma recompensa... eterna.E já estive com o Marques e uma sua neta em 2008 !

JERO

.

Sem comentários:

Enviar um comentário