domingo, 17 de janeiro de 2010

M164- A SERRA DOS CANDEEIROS


CANDIDATURAS DE ALCOBAÇA ÀS 7 MARAVILHAS MATURAIS DE PORTUGAL

Apresentar a Serra dos Candeeiros é uma estimulante fórmula de ultrapassar o Concelho e ir até à Região.

Alcobaça estende, com esta proposta, a Rio Maior e a Porto de Mós o conceito unitário que lhes é dada pela história.

Sugeria aliás à Câmara Municipal de Alcobaça que avançasse com a proposta em conjunto com os Municípios de Rio Maior e Porto de Mós.

A Serra dos Candeeiros é o limite natural a oriente do território que foi oferecido pelo nosso Rei Fundador à Ordem de Cister no ano recuado de 1153.

A Serra dos Candeeiros foi palco durante séculos de importantes acontecimentos sobretudo nos séculos XVIII e XIX ligados ao desenvolvimento económico da Região.

Lembre-se o plantio de oliveiras na zona dos Molianos, o rasgar da estrada real, a importância dos lagares.

Na Serra há eiras, cercas de pedra protectoras aos avanços dos caprinos, os colectores de água, enfim um mundo a preservar.

O conjunto Serra de Aire e Candeeiros guarda importantes grutas, algares e possui no seu limite sul importantes minas de sal gema.

O Parque Natural de Serra de Aire e Candeeiros apenas é ferido pelo esventramento das pedreiras mas sabe-se que se houver planeamento os males ambientais destes importantes veículos económicos podem ser minimizados. Aplique-se um modelo próprio às pedreiras e o impacto visual que provocam desaparecerá.

As lutas liberais ,essa desastrosa guerra civil que na sequência da Guerra Peninsular e das ocupações francesa e inglesa quase acabaram com Portugal pela falência económica e desastre social, têm também história na Serra sobretudo através de um elemento de património construído, o arco da memória, arrasado pelas gentes de Aljubarrota na vitória liberal e reerguido pela administração senhorial do Mosteiro na vitória do rei absoluto D.Miguel, que assistiu aliás à sua inauguração.

A beleza natural da Serra, a sua vista até ao mar, sobre parte dos 44.000 hectares dos Coutos do Mosteiro, são outras razões que garantem o valor da proposta de ver a Serra considerada maravilha natural.

O Mosteiro faz parte das listas de Património da Humanidade e foi também considerado na lista das 7 maravilhas patrimoniais.

Se a Serra de Aire e Candeeiros for escolhida os Municípios de Alcobaça, Rio Maior, Porto de Mós, Nazaré , Caldas da Rainha e Óbidos, pelo menos estes Municípios, terão obrigação de estudar com os operadores turísticos um investimento imediato nas linhas de visita de turismo cultural.

Alcobaça deverá entretanto assumir-se como Capital Cultural desta região, mesmo que a Serra de Aire e Candeeiros vier (e eu creio que não) a ser injustiçada.

Por último, talvez valesse a pena reformular a proposta considerando que as grutas, o promontório da Nazaré, a concha de S. Martinho, as matas do Vimeiro são parte de um conjunto secular.

Rui Rasquilho

1 comentário:

  1. Boa noite!

    Estou a fazer um trabalho sobre os impactos socias/culturais da Serra de Aires e Candeeiros. Gostaria de saber se me pode ajudar!

    Obrigado
    Sandra

    ResponderEliminar