terça-feira, 5 de janeiro de 2010

M156-OLARIA DE ALCOBAÇA 1928-1984



Olaria de Alcobaça
A escritura pública da fundação "Olaria de Alcobaça, Lda" data de 1927, sendo seus sócios fundadores Silvino Ferreira da Bernarda, António Vieira Natividade e Joaquim Vieira Natividade.
Data deste ano o início da construção da fábrica, seguida do começo da sua laboração, contando na altura com seis operários, dois fornos, oito rodas de oleiro, um moinho de bolas para moer vidro e um motor de combustão interna de um cavalo de força.
No início da sua actividade, dedicou-se ao fabrico de louça de uso doméstico, produzindo peças que reflectiam o estilo Coimbrão. As peças eram decoradas pela técnica da estampilha, pela pintura à mão ou pelos dois processos em simultâneo.
Em 1928 a fábrica dá início à produção de várias réplicas de louça antiga.
Em 1935 apresenta algumas das suas melhores peças na exposição "Lisboa Antiga" e executa a sua centésima fornada.
Em 1939 surgem as primeiras mulheres no quadro do pessoal da fábrica. Em 1944 instalação de um terceiro forno para incremento da produção.
Em 1946 corresponde a uma fase de maior comercialização, bem como a exigências de mercado que criaram a necessidade de transformação dos processos fabris. Adopta-se a faiança de pasta branca e a progressiva mecanização das instalações.
Em 1947 registam-se na fábrica quarenta operários.
Em 1948 a ampliação da estrutura fabril, o barro matéria-prima principal, é substituído pelo pó de pedra (pasta branca), em que a pintura assenta sobre a chacota cozida, posteriormente vidrada.
Em 1959 construção de novo edifício e alteração dos existentes.
Em 1984 - encerramento da fábrica.
In blogue TOJU://Tempo@livre
Março de 2009


Nota pessoal:-O que resta da Olaria de Alcobaça é uma ruina total.
Encerrada há mais de 25 anos já esteve para ser várias coisas e continua a ser coisa nenhuma .

A fotografia podia ser de um bombardeamento na Bósnia.Mas não é.É em Alcobaça.
Situada na Rua Costa Veiga - uma das entradas na cidade - o que resta da OLARIA é uma tristeza.
Pode ser que um dia...um milagre permita repor a dignidade que este espaço merece.

JERO

1 comentário:

  1. Boa Tarde, Descobri recentemente - por acaso de navegação - o seu blogue e tem sido com bastante satisfação que aqui vou encontrando alguns conteúdos relativamente a Alcobaça que me enriquecem o conhecimento.
    Um dos ramos da minha família foi de Alcobaça ao longo de alguns séculos,e no contexto de uma investigação amadora que estou a efectuar sobre esse ramo gostaria de lhe pedir um par de dicas. Se possível, muito lhe agradeço o contacto para o meu email pbrehm@gmail.com pois não encontrei aqui nenhum endereço seu. Obrigado,
    Paulo Brehm

    ResponderEliminar