sábado, 26 de dezembro de 2009

M147- JANEIRO - MÊS DOS GATOS





Janeiro – Mês dos Gatos
“Em Janeiro, a porco no sol e outro no fumeiro!”, “Ao minguante de Janeiro, corta o madeiro!”, “Os bons dias em Janeiro vêm-se a pagar em Fevereiro!”, “Janeiro greleiro, não enche o celeiro!”
Mas também há quem diga que: “Janeiro – Mês dos Gatos!”.



E porque será que Janeiro é dedicado aos mais astutos e que possuem mais estilo dos animais? Essa pergunta e outras curiosidades sobre esse animalzinho de estimação tão querido estarão aqui todas explicadas!
Quem disse que o melhor amigo do Homem é o cão? O cão pode ser um dos melhores amigos do Homem, juntamente, é claro com o nosso amigo Gato! Os gatos foram domesticados há cerca de 5 mil anos isso deve ter acontecido a partir do momento em que os homens deixaram de ser nómadas (isto é, fixaram-se numa terra e viveram lá por muito tempo). É possível que o gato tenha entrado nas casas junto com os ratos, que foram atraídos pela comida que nossos ancestrais passaram a guardar.Os egípcios foram os primeiros povos a ter admiração pelos gatos. Eles caçavam os peixes e pássaros, alem de eliminar os ratos. Os gatos eram tão valiosos que os egípcios criaram leis protegendo-o, além de ter um culto em seu nome. Os gatos eram sagrados no Egipto e alguns foram até mumificados.
De objecto de adoração a perseguição. O destino do gato sofreu uma mudança radical na Europa da Idade Média. O Papa Inocêncio III declarou que eles eram animais malignos e instrumentos do Diabo, assim, os gatos foram associados ao mal e perseguidos. Acreditava-se que o gato possuía poderes de magia negra e era companheiro de bruxas e feiticeiras. Pessoas suspeitas de maldade que mantinham gatos foram mortas, junto com seus felinos. Os gatos foram caçados, torturados e sacrificados.
Gatos Famosos- Félix, o Gato – é provavelmente o mais conhecido dos gatos. É preto e o seu rabo desprende-se do corpo e fica com a forma de Félix! É um mais velhinho, nasceu em 1900, portanto ainda no século XVIII. - Garfield – nasceu em 1978 e é o mais manhoso, chato e preguiçoso de todos os gatos, mas é também um querido. Adora comer lasanha e tem um amigo cão (Odie).- Tom (do desenho “Tom e Jerry”) - é um dos mais populares desenhos animados de todos os tempos. Nasceu em 1939 e fez sucesso o cinema e na televisão. - Sylvester (desenho Piu Piu e Sylvester) – quer sempre comer o passarinho amarelo de sua dona. Mas dá se sempre mal. Dos “Looney Tunes”. - Fígaro – é o gatinho do desenho animado “Pinóquio”. - Gato Cheshire – Gato da história da “Alice no País das Maravilhas”- Bola de Neve – é o gato de Lisa Simpsons dos desenhos “Os Simpsons”.- Manda Chuva – é um gato mafioso que tem uma gangue de gatos do beco como: Batatinha, Xuxu e Génio.
Os gatos vivem em média de 12 a 16 anos. Alguns podem alcançar de 20 a 22 anos, e já se ouviu dizer de outros que viveram trinta!
Curiosidade: Sabias que no sul da China e na Coreia do Sul, o consumo de carne de gato, cachorro e espécies como escorpiões e serpentes é bastante popular. Na China, consomem 10 mil gatos por dia. Eles dizem que a carne dos gatos mais velhos é mais tenra e saborosa, principalmente, os gatos de algália. (Bem, não podemos esquecer que há diferentes culturas e diferentes hábitos alimentares, como por exemplo, na Índia não se come carne de vaca, pois ela é considerada sagrada).
Crenças sobre os gatos:
- Na Holanda, os gatos não são permitidos nas salas onde discussões familiares privadas estão acontecendo, pois os holandeses acreditam que os gatos espalhariam as fofocas por toda a cidade. - Antigamente, na Itália, se um gato preto deitasse na cama de um doente, esse morreria. - Dizem que o gato é o animal mais difícil de morrer, pois tem sete vidas.- Quem mata um gato tem sete anos de azar. - Um gato espirrando é um bom presságio para quem o ouve.




E quanto a gatos ficamos hoje por aqui.
Afinal o mês deles só começa daqui a uns 5 dias...
Até lá …cuidado com o cão
.
JERO

Sem comentários:

Enviar um comentário