sábado, 26 de dezembro de 2009

M146-19 NOVOS FOGOS DE HABITAÇÃO SOCIAL EM ALCOBAÇA



CELEBRAR O NATAL… À PORTA DE CASA NOVA…

23 de Dezembro foi um dia importante para 19 famílias que passaram a ter condições de vida bastante melhoradas nos novos 19 fogos de habitação social de Alcobaça.
As razões para tal foram explicadas na porta principal da “obra nova”na Rua do Centro de Saúde. Em cerimónia presidida pelo Governador Civil de Leiria falaram o Presidente da C.M.A. Dr.Paulo Inácio, António Carvalho Rainho ,na qualidade de Presidente do Conselho de Administração da Fundação Maria e Oliveira, e o Dr. José Paiva, na sua qualidade de Governador Civil .

Na assistência esteve o Dr.Gonçalves Sapinho, anterior Presidente da CMA, que foi particularmente saudado pelos presentes na cerimónia.

A “obra” agora inaugurada tem especialmente a ver com diversas entidades. António Raínho, representando a FMO , disse sentir-se orgulhoso e muito feliz por finalmente se irem entregar as “19 chaves”, mas não deixou de lamentar que burocracias incontornáveis não tivessem permitido que a noite de Natal fosse já passada nas novas casas, com todo o conforto que estas novas instalações vão proporcionar.
Os agradecimentos foram extensivos ao Governador Civil pela sua presença no acto e também ao IRHU pela possibilidade que deu para a construção destas casas.
Nos agradecimentos foram ainda incluídos os Técnicos da Câmara, nomeadamente Engº. José António e Engª. Anabela Roque,
Para quem esteve atento aos discursos “oficiais” entendeu que o “Pai Natal” desceu pela chaminé com um “saco” da Construtora Costa & Carvalho, S A .
Nesse saco vinham os “méritos” da construção e “mãos cheias” de humanismo que permitiram entregar as casas aos arrendatários sem que todos os débitos estivessem regularizados. António Rainho referiu a propósito que «…assim se definem os Homens de Carácter e de Amor pelo próximo».
Esta obra soluciona uma parte reduzida dos problemas habitacionais do Concelho, conforme já tinha referido o Presidente Dr.Paulo Inácio , sendo necessário incrementar outras iniciativas que permitam pelo menos atenuar este complicado problema social.
Invocando o seu passado profissional o Dr. José Paiva ,Governador Civil de Leiria, referiu a especial obrigação dos utentes em tratarem com todo carinho e cuidado as suas novas casas, o que nem sempre testemunhou quando, na qualidade de médico, visitou casas deste tipo mal estimadas por quem as ocupava. Esta chamada de atenção foi feita de forma tranquila mas oportuna e naturalmente bem aceite pelos especiais interessados.
Seguiu-se a bênção das novas instalações a cargo do Rvmº.Padre de Alcobaça Carlos Jorge Vicente, que aproveitou a oportunidade para referir o espírito do Natal naquela entrega de novas habitações, manifestado aindo o seu prazer e disponibilidade para estar sempre presente em todas as manifestações de carácter social da sua nova Paróquia.

Registámos na palavra de António Rainho, da FMO, os custos da obra agora inaugurada:

- Custo global da obra, sem inclusão dos valores do terreno… 907.721,99 euros
- Comparticipação a fundo perdido do IRHU….............................................. 315.701,00 euros
- Financiamento do IRHU a pagar em 25 anos.............................................. 351.882,00 euros
- Capitais Próprios ............................................................................................. 240.138,99 euros.

A entrega das chaves a cada um dos arrendatário foi, como seria de esperar, o momento alto da cerimónia. As novas habitações, a serem mantidas no estado de higiene e limpeza que lhes são devidas, vão permitir que todos os seus utentes venham a beneficiar da qualidade de vida que bem merecem nesta (nova) fase das suas existências.
Foi uma digna celebração do espírito de NATAL…
JERO

Sem comentários:

Enviar um comentário