sábado, 12 de dezembro de 2009

10.000 QUILÓMETROS PELA AMAZÓNIA EM 1639


Brasil:História do navegador Pedro Teixeira



10 de Dezembro de 2009, 21:04
Brasileiros e portugueses uniram-se para resgatar a memória do militar e navegador português Pedro Teixeira, homenageado hoje numa sessão especial do Senado, após quase quatro séculos da sua expedição pela Amazónia.


...A grande aventura de Pedro Teixeira começou em Outubro de 1637, quando o navegador foi escolhido como chefe da expedição que concretizaria, dois anos depois, o ambicioso plano de conquistar o Alto Amazonas, à frente de 2500 homens, em cerca de 50 canoas.


A expedição contou com a ajuda de mais de mil índios que chamavam a Pedro Teixeira "Curiuá-Catu" ("Homem Branco Bom").



O regresso a Belém deu-se a 12 de Dezembro de 1639, após uma viagem de mais de 10 mil quilómetros, que resultou na anexação de 4,8 milhões de quilómetros quadrados para a Coroa de Portugal.


Em Fevereiro de 1640, Pedro Teixeira foi nomeado para o cargo de capitão-mor do Grão-Parã, mas morreu no ano seguinte, em Belém.


Os recursos para a recuperação da memória fragmentada de Pedro Teixeira foram garantidos pela Portugal Telecom, que também hoje divulga em Brasília, à margem da sessão especial do Senado, a criação de um prémio com o nome do navegador, para preservar a sua vida e obra.



Sem comentários:

Enviar um comentário