quarta-feira, 4 de novembro de 2009

M94-NOVO EXECUTIVO DA CMA JÁ TRABALHA





4 nov 2009. 1º RRRR.


Do mandato 2009/2013
Registo Pessoal do Vereador eleito pela CDU, Rogério Raimundo, da Reunião da CM Alcobaça,

Fiz as minhas primeiras intervenções por escrito: declaração, proposta, requerimento de informação, agendamento e louvor.

Foto da posse
Em http://www.uniralcobaca.blogspot.com/
Poderá encontrar muitos apontamentos, deste ano de 2009, do Vereador da CDU…

Em http://www.vivalcobaca.org/ poderá encontrar muita informação do mandato 2002/2005, que pode ser do seu interesse, nomeadamente no Polit’ Imagens.

Reunião secretariada pelo DDReis Alves e o Jurista José Paulo Nunes. A Técnica Superior em comunicação social Mafalda Cândida tb esteve presente, bem como o Chefe de Gabinete do Presidente, João Paulo Costa.


Período antes da ordem do dia.

Aceitei a proposta dos vereadores do PS (Jorge Agostinho senta-se onde eu me sentava no último mandato e o Vereador José Acácio Barbosa fica onde se sentava a vereadora Alcina Gonçalves).
Eu voltei ao outro canto da mesa (onde se sentava o vereador Daniel Adrião) e onde estive de 2001 a 2005…
Vereadores José Vinagre e Hermínio ficam na mesma posição.
Presidente Paulo Inácio aceitou as propostas e sentou-se na mesma posição do Presidente Sapinho.
A Vereadora Mónica Baptista ficou na cadeira tradicional do vereador Carlos Bonifácio.
Presidente aceitou a minha sugestão da Mafalda Cândida se sentar à mesa como os outros técnicos.
O Presidente da Câmara Paulo Inácio fez uma pequena intervenção, com palavras de circunstância, na abertura dos trabalhos, até porque já fez a sua, no acto de tomada de posse.Informou que não tem melhores condições de espaço para a oposição, do que o gabinete onde funcionou nos últimos mandatos. O que conseguiu foi atribuir de imediato um computador por força política.Todos falaram com o mesmo tom de cordialidade, de votos de bom mandato, de cooperação, de frontalidade e de abertura para a resolução dos problemas do nosso concelho.Hermínio Rodrigues espera que tudo corra tão bem que a oposição não vai existir. Jorge Agostinho lembrou que vai entrar no 5º mandato como vereador. (2 a tempo inteiro...provavelmente na oposição serei o recordista...)Eu também subscrevi o que foi dito mas destoei porque fiz as intervenções e entreguei os 1ºs documentos.


Aqui fica a 1ª declaração do mandato:
DECLARAÇÃO Nº 1Mandato 2009.2013APRESENTADA na 1ª Reunião de Câmara, de 3.Nov.2009.Sr. Presidente da Câmara,Srª Vereadora e Senhores Vereadores,Fui eleito Vereador pela 4ª vez, em 11 de Outubro de 2009, com 4558 votos dos alcobacenses (para considerar e a não esquecer) e 15,3% de votação.Tomámos posse na noite de 30 de Outubro e aí não tive tempo de antena, daí que aqui, nesta 1ª reunião do órgão, no mandato de 2009 a 2013, faça uma 1ª declaração de princípios e práticas.1. Quero saudar todos com consideração e respeito. Vencedores e vencidos. Quero desejar um bom mandato a todos. Naturalmente e especialmente a quem vai liderar, ao Sr. Presidente, aos vereadores da maioria e à Sr.ª Vereadora, mas também aos eleitos pelo PS.2. Devo dizer que é motivo de orgulho saber que a votação alcançada pela CDU, em Alcobaça, tem sido recorde nacional desde 1997 e desta vez obteve o bronze, quando comparamos os resultados legislativos com os autárquicos. É uma clara prova de confiança na CDU e na minha pessoa e no meu trabalho ao longo de 3 mandatos!3. Exercerei as minhas funções de vereador com a lealdade e a frontalidade que me caracterizam e cujas provas estão nestes 3 mandatos cumpridos, de serviço público, na oposição, proponente, atenta e construtiva. Não esperem de mim outra prática que não seja, intervir consequentemente aqui, em 1º lugar, e depois sim, na praça pública, naturalmente e livremente.4. Estarei sempre na busca dos consensos e na mobilização para a resolução dos problemas e para servir os interesses dos alcobacenses que naturalmente aspiram a uma vida melhor.5. Contem comigo com propostas concretas, sérias e convictas, mas também com vontade de ouvir, de ler e perceber, com objectividade e bom senso as vossas.6. Esperem de mim, a interpretação do que a CDU apresentou ao eleitorado, nomeadamente os 7 Ovos de Colombo da governação e as 29 linhas programáticas, onde relevo, desde já, a promoção dos debates que gerem consenso e o delinear duma estratégia onde todos nos possamos rever.7. Tendo em conta as práticas do PSD e do PS, agora reassumidas, acho que é altura de avançarmos um pouco, de darmos um pequeno passo, significativo, desde já, desde o início do mandato. A minha oposição proponente, atenta e construtiva deve ter condições de poder realizar mais e melhor. Daí que apresente para exemplificar 1 1ª proposta, 1 1º louvor, 1 1º requerimento de informação e 1 1º agendamento.
PROPOSTA Nº 1Mandato 2009.2013


Apresentado na Reunião de Câmara de 3 Nov.2009.Sr. Presidente da Câmara,Tendo em conta as práticas do PSD, do PS e da CDU, na câmara de Alcobaça, agora reassumidas, e tendo em conta a minha experiência, venho, desta forma, propor à sua consideração, no âmbito das suas competências, o seguinte:- O PSD no mandato anterior tinha 5 elementos a tempo inteiro e agora só pode ter 4;- O PS assume o seu papel de oposição pela positiva, sem querer administrar os SMAS nem ter pelouros;- A CDU sempre esteve disponível para exercer as funções de vereador a tempo inteiro na oposição (com ou sem pelouros) e ter a função de administrador dos Serviços Municipalizados, dada a importância da Água e do Saneamento;- No caso de entender ser possível dar o passo de atribuir pelouros, sugiro que considere os adequados, entre as 29 frentes principais apresentadas no programa eleitoral e, nesta situação, a atribuição do lugar de administrador dos serviços municipalizados, sem remuneração.Rogério RaimundoVereador da C. M. AlcobaçaPresidente da Câmara disse que estava a ponderar e que na reunião do dia 9.11 teríamos a informação do que deliberar.

LOUVOR Nº 1Mandato 2009.2013 Apresentado na Reunião de Câmara de 3 Nov.2009.Quero LOUVAR a empresa de Pataias 1001 acessos, Telecomunicações e informática Lda, que embora sendo uma jovem empresa, já conseguiu centenas de clientes, devido à qualidade dos seus serviços.Depois quero relevar dessas competências, que fez 2 excelentes sites de promoção:http://www.pataias.net/ ehttp://www.paredesdavitoria.com/inovadores portais sobre Pataias e o norte do concelho de Alcobaça.Os novos projectos têm como objectivo tornarem-se uma referência aquando a procura de informação sobre a freguesia de Pataias e sobre a bela praia das Paredes da Vitória.Rogério RaimundoVereador da C. M. AlcobaçaPresidente Paulo Inácio disse que temos de incentivar as empresas que se destacam e subscreveu a proposta de louvor e perguntou se todos concordavam. Todos aprovaram.

REQUERIMENTO INFORMAÇÃO Nº 1Mandato 2009.2013Apresentado na Reunião de Câmara de 3 Nov.2009.Sr. Presidente da Câmara,Ao abrigo do art.º 68º, nº1, alínea s) da Lei 5-A/2002, de 11 de Janeiro, venho requerer a seguinte informação sobre temas, que têm a ver com a propriedade do município “Cova da Onça”:Quero consultar todo o processo que levou à contratação da empresa MRG para movimentar as terras da Cova da Onça;Quanto custa esta movimentação de terras?Quero consultar os projectos destas obras em curso. Quem projectou e quanto custou o projecto?A referida empresa MRG também ficou com a construção da ponte sobre o Alcoa e a feitura das referidas vias? Quanto custam estas obras?Ao longo de 12 anos falou-se na solução para as famílias de etnia cigana que estão na referida propriedade do município. Qual a solução encontrada?O Centro Escolar de Alcobaça está em construção duma forma precipitada e ilegal. Quando é que o processo desta obra vem a reunião de câmara?O Plano de Pormenor da Cova da Onça foi aprovado este ano. Quando é que prevêem o seu desenvolvimento nomeadamente sobre a questão se terá ou não o novo edifício dos Paços do Concelho?Rogério RaimundoVereador da C. M. AlcobaçaPresidente afirmou que irá responder de acordo com a lei
REQUERIMENTO de AGENDAMENTO Nº 1Mandato 2009.2013Apresentado na Reunião de Câmara de 3 Nov.2009.Sr. Presidente da Câmara,Ao abrigo do art.º 87º, nº1, da Lei 5-A/2002, de 11 de Janeiro, venho requerer o agendamento para uma das próximas reuniões de câmara deste mês de Novembro de 2009, do seguinte tema:Centros Escolares e Pavilhão Gimnodesportivo de Évora.Para além do agendamento sugiro que se apresente, atempadamente, a documentação possível e que estejam presentes e participem no debate os técnicos da câmara que estão a acompanhar estas grandes obras.Também aproveito para sugerir que se agende uma visita às obras em cursoRogério RaimundoVereador da C. M. AlcobaçaPresidente Paulo Inácio disse que naturalmente iria cumprir a lei.

REUNIÃO ORDINÁRIA
- DIA 4 Nov 2009 -
ORDEM DO DIA


Periodicidade das reuniões de câmara.
Ponto 1 O Sr. Presidente Paulo Inácio apresentou oralmente a sua proposta:As reuniões ordinárias serão às segundas-feiras, às 14.30, na segunda e quarta semana. Só a 1ª do mês é pública.Acha que deve ser apenas uma pública.Todos concordaram. Manteve o "usocampião" do 7º vereador.Todos concordaram.Não aceitou a minha proposta de serem todas públicas, nem a minha sugestão de serem semanais.Aceitou que se discutisse e aprovasse o Regimento de Funcionamento, apesar do DD Reis Alves ter informado que não precisava de haver regimento.Vou ter de esperar esta passagem desta fase de adaptação e depois propor a nossa ideia das reuniões descentralizadas, quinzenalmente, nas freguesias...
2. Fundo de Maneio·O Presidente Paulo Inácio informou que iria ser retirado porque só terá execução após a divulgação dos pelouros e de outras responsabilidades, em princípio no dia 9.11.20093. Resumo diário da tesouraria foi presente...Sugeri ao novo Presidente da Câmara que numa das próximas reuniões a Sr.ª Directora do Departamento Financeiro fizesse o ponto da situação, documentando o essencial, apesar de em breve termos informação aquando do Orçamento para 2010.extra-ordem do dia não houve e eu comentei:será bom que se reduza os pontos extra, para que haja boa ponderação e boas decisões...Presidente Paulo Inácio apelou à compreensão desta fase de adaptação e de criação de ritmo em que provavelmente irá haver alguns pontos extra-ordem de trabalhose deu por encerrada a reunião!

A reunião começou às 14.30 e terminou às 15h 33’



Registo para utilização pessoal do vereador da CDU. Como é evidente, não é acta da reunião. Coloco este texto à disposição dos meus camaradas e dos amigos interessados em saber, na hora, o que se passa no município de Alcobaça.
Peço desculpa de alguns erros de Português. O texto não é sujeito a revisão cuidada. A prioridade vai para a informação rápida. Procuro ser imparcial.

Nota: Esta mensagem é enviada sob a nova legislação sobre correio Electrónico, Secção 301, Parágrafo (a) (2) (c) Decreto S 1618, Título Terceiro aprovado pelo 105º Congresso Base das Normativas Internacionais sobre o SPAM. "gmail.com com a palavra "REMOVER" na linha de assunto.Um e-mail não poderá ser considerado SPAM quando inclui uma forma de ser removido". Para remover o seu e-mail, devolva-nos esta mensagem para rogeriommr@netvisao.pt ou rogeriommr@

Sem comentários:

Enviar um comentário