quinta-feira, 26 de novembro de 2009

M121-BALLET EM ALCOBAÇA



BALLET EM ALCOBAÇA

A A.M.A.-Academia de Música de Alcobaça è responsável desde há 5 anos a esta parte pelo ballet do “Clube”, em Alcobaça.
Quem é o afirma é Rui Morais – que dispensa apresentações – numa tarde que nos dedicou para uma “viagem” pelo ballet alcobacense. «Há 20 anos que há aulas de ballet mas só nos últimos5 anos essa responsabilidade passou para a AMA. Foi estabelecido um protocolo entre as duas Instituições: Banda(A.M.A.) e “Clube” no sentido de se usar a”sala grande” do emblemático Clube Alcobacense.»
Rui Morais conseguiu assim concretizar um velho sonho: juntar a Dança à Música.
«Desde Julho de 2009 que o Ministério da Educação autorizou a abertura de um curso de dança, que funciona tutelado pelo M.E com programa do Conservatório Nacional de Dança. O M.E. (Ministério da Educação) impôs 2 regras que têm a ver com a conformidade do espaço(que obrigaram a obras de beneficiação) e com a obrigatoriedade de seguir um plano de estudos oficial. Não é um regime livre mas sim um regime oficial.»
Desde Julho último que os cursos funcionam à luz das novas regras e é aqui que “entra” na “nossa viagem” à Dança em Alcobaça a Professora Eliana Mota, Professora e Coordenadora Pedagógica.
E contou-nos a Eliana: «Temos 50 alunas.Tal como na música estudam dança a sério a partir do 5º.Ano de escolaridade obrigatória.É uma disciplina que faz parte do currículo da aluna. Temos 18 alunas em regime articulado (5º. e 6º. anos).A carga horária deste ciclo (idade de 10 anos) corresponde a 7 tempos lectivos por semana. Há 3 disciplinas: técnica de dança, expressão criativa e música. Sete vezes 90 minutos por semana, que são acrescentadas ao regime do normal escolar da aluna.
Rui Morais intervém para dizer que a Eliana tem 23 anos e é responsável pelo ensino vocacional articulado de 18 alunos com idade compreendidas entre os 11 e 13 anos e de mais 25 iniciados, com idade que vão dos 6 aos 10 anos.Há ainda cerca de 40 alunos em cursos livres e outras disciplinas. De 3 anos até à idade adulta.
Todo este “universo” obriga a uma preocupação constante e contacto regular com as famílias. Diz muito a propósito Eliana que “a dança é uma escola de virtudes e não uma escola de vaidades», como algumas pessoas podem pensar acrescentamos nós.
Muitos irão (eventualmente) ficar pelo caminho mas se até ao 12º.Ano “cumprirem” 8 anos de dança serão titulados como profissionais na área.
«Não somos nós que escolhemos a dança mas a dança que nos escolhe a nós» completa a Professora Eliana Mota antes de nos apresentar uma das suas alunas.
A nosso pedido foi a Eliana que seleccionou uma das suas alunos para um pequeno testemunho para terminar o nosso apontamento desta viagem ao mundo do ballet com o Presidente da A.M.A. Rui Morais.
Foi a aluna do 8º. ano, Beatriz Vieira que, do alto dos seus 13 anos, nos afirmou sem hesitações que anda no ballet por vontade própria embora não pretenda vir a ser bailarina profissional. É mais uma base para o futuro. E porque não há aqui rapazes, perguntámos. Porque há o preconceito que a dança é só para meninas, respondeu sem tibiezas a Beatriz Vieira, que vive no Lameirão em Alcobaça e estuda na Frei Estêvão Martins”. ~
Rui Morais tem razões para estar orgulhoso deste mundo de cultura alcobacense onde se movimenta com à vontade: conseguiu concretizar um velho sonho - juntar em Alcobaça a Dança à Música - .
JERO

Sem comentários:

Enviar um comentário