domingo, 22 de novembro de 2009

M117-21.11 sec. 21

AVÓS E NETOS



21.11. sec. 21

O meu neto mais velho fez 8 anos ontem.
Do elaborado programa , feito antecipadamente pela família, constava uma festa à tarde com os companheiros de turma (na MicoLândia) e um jantar em casa.
Para sua grande satisfação foi marcado (por acaso) para o dia do seu aniversário um jogo de futebol da sua escola (Colégio da Quinta do Lago) com o “Mucifalense”.
O jogo era às 3 da tarde e teria que se almoçar ao meio dia porque o caminho de Carcavelos até ao Mucifal era um bocado complicado e, em caso de engano no percurso, poderia haver algum atraso o que não seria nada bom para os nervos do Pedro.
Os avós vieram de véspera de Alcobaça.
O rapaz estava “eléctrico”.

Para o tentar acalmar entregaram-se algumas prendas 6ª.feira,à noite, e vestiu o equipamento “oficial” para alguns treinos com bola no corredor e na sala, tendo como adversário o seu avô(como é habitual).Como é habitual também ganhou esses “jogos caseiros” por larga margem…
Na manhã do dia 21 às 10h00 já perguntava se podia almoçar! E falava no tempo. Vai chover!? Quais eram as previsões?
O que estes jovens de agora sabem? Quais eram as previsões meteorológicas? No meu tempo previsões “do tempo”só na hora jogo…
Lá almoçou por volta do meio dia e, já equipado a rigor, saímos de casa mais ou menos à hora prevista a caminho do Mucifal.
Carcavelos, Sintra, Colares (um pequeno engano) e finalmente Mucifal e seu complexo desportivo.
Cabe aqui dizer que a região por onde passámos é lindíssima. Apesar da chuva. Porque (é dos livros…) quando na região de Sintra ameaça chuva seguramente que chove.Em alguns pontos do percurso, enquanto ensaiávamos os gritos de apoio à equipa do Pedro, choveu mesmo torrencialmente.
O Pedro queria que gritássemos “Colégio da Quinta do Lago”. Eu (para o contrariar) sugeria que gritássemos ou só “Quinta” ou só “Lago”!
O rapaz estava eufórico e seguro da vitória.«Vamos ganhar».
Quando chegámos ao complexo desportivo do Mucifal faltavam 45 minutos para o início do seu jogo (que era o segundo do programa da tarde).
Decorria já um jogo entre colegas mais velhos e o “Mister”, quando viu chegar o Pedro e mais dois colegas, chamou-os para ainda jogarem uns minutos.
Ainda chovia mas com menos intensidade. Não se podia dizer que a chuva fosse copiosa…Copioso foi o resultado!
A equipa do Colégio do Pedro que já perdia por 4 ou 5 golos de diferença antes de ser “reforçada” encaixou até ao fim 9(nove).
Não a zero mas quase. Julgo que o “Lago” marcou 2 golos.
Fomos depois para o balneário - o Pedro está corado que nem um tomate e molhado – mas ansioso pelo “seu”jogo.
O “Mister” fez a sua prelecção e seguimos para um pavilhão coberto.
Já noutro piso e com as mães e avós menos preocupados com a chuva – que continuava a cair mas lá fora – o jogo foi animadíssimo.

No final, antes do Pedro sair do rectângulo de jogo, o “Mister” fez uma roda com todos os jogadores do “Colégio” e cantaram os “parabéns a você”.E o Pedro teve direito a palmas de colegas, adversários e público.
O Pedro não se pode queixar do seu primeiro jogo a sério.
E os miúdos do Mucifalense, que nem sabiam que havia um aniversariante na equipa contrária, “brindaram-no” com 8 golos.
Oito anos oito golos. Não a zero …mas a dois, porque a malta da “Quinta” ou do “Lago” não se fica pelo zero!
No regresso o Pedro deu à família algumas explicações para o resultado menos airoso que me dispenso de reproduzir.
O que interessa mesmo recordar é que foi uma tarde memorável.
E às vezes é bom começar a perder no campo para se ganhar na vida.E o Pedro é para já um excelente estudante para orgulho de seus pais e avós.
Força Pedro e mais uma vez parabéns.
21.11 do sec.21 é uma data importante da tua vida.
JERO

Sem comentários:

Enviar um comentário