sábado, 31 de outubro de 2009

M84-POLÍTICOS (COM) POSSES


ALCOBAÇA

Perante cerca de 500 convidados membros da Autarquia e Assembleia tomaram posse em 30 de Outubro último

O local escolhido para a tomada de posse foi a Sala do Refeitório do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça -..
Nunca vimos num acto deste tipo – Instalação do Executivo da Câmara Municipal de Alcobaça e respectiva Assembleia Municipal – com a presença de tanta gente.
A imponente Sala do Refeitório estava cheia ate à porta. A leitura que fazemos desta extraordinária afluência de público terá tido a ver com a despedida do Gonçalves Sapinho e dos elementos do seu executivo ,que não transitaram para o novo elenco governativo, bem com a expectativa criada com eleição de Paulo Inácio e sua equipa.
O Presidente Sapinho surpreendeu tudo e todos ao aparecer com o Colar da Torre Espada, 90 anos depois de esta alta condecoração ter sido atribuído à vila de Alcobaça.
No uso da palavra explicou o simbolismo da condecoração com que pretendia dignificar este acto de transição dos poderes de Presidente da Câmara .
Conseguiu transmitir a maior solenidade ao acto aproveitando também, para no seu discurso, saudar todas as forças políticas presentes:«Estão todos de parabéns e também a Democracia».Cumprimentou Paulo Inácio, a quem transmitiu um abraço amigo e solidário.
Homenageou emotivamente todos os colegas que com ele colaboraram em 3 mandatos., recordando que o trabalho sério é sempre compensado. Foi cuidada e criteriosa a transferência em todos os departamentos, pensando no novo executivo que vai ter a responsabilidade de governar.
«Doze anos não são doze dias. Criaram-se afectos, muitos afectos com vereadores, membros do gabinete e funcionários. Gente que nunca recusou qualquer repto ao longo dos anos».
Quando passou a nomes Gonçalves Sapinho revelou-se extremamente comovido. Quando referiu Fernando Malhó teve que parar alguns momentos. Seguiu-se Eduardo Nogueira, a Nélia,a Acácia e muitos nomes dos funcionários mais próximos.
«Saio de cena disponível para tudo e para todos.»
«Um última palavra para minha Mulher. Ao longo dos anos fartei-me de lhe prometer sem nunca cumprir. Desta vez vou mesmo sair. Vou cumprir…sem prometer!»
Seguiram-se os aplausos, o abraço a Paulo Inácio e a anunciada transferência do Colar da Torre Espada.
Assinaturas, posse do novo Presidente da Assembleia Municipal, Luís Castelhano, chamada do Presidente Paulo Inácio, dos novos vereadores Hermínio Rodrigues, Mónica Baptista e José Vinagre, pelo PSD; de Acácio Barbosa e Jorge Agostinho, pelo PS; e de Rogério Raimundo, pela CDU.(chamar “novo” a Rogério Raimundo como vereador tem alguma coisa de redundante mas assumimos – é vereador desde 14 de Dezembro de 1997).
Instalado o novo executivo seguiu-se o esperado discurso de Paulo Inácio.
O novo Presidente, que começou por referir o palco singular onde se encontrava –no Mosteiro de Alcobaça, Património da Humanidade – assumiu que tinha consciência das dificuldades do momento presente. Iria seguir na sua actuação políticas humanizadoras , de rigor. «Da minha parte tudo farei para pôr acima de tudo os interesses de Alcobaça. Respeitarei os direitos da Oposição. Serei dialogante. Pedirei a colaboração de todos.»
Recordou a importância dos Presidentes de Junta, que tem um papel vital por estarem próximos das populações.«Peço a vossa ajuda nessa política de proximidade. É preciso aguçar o engenho. Conto convosco».
«É tempo de unirmos os nossos esforços. Vamos a isto».
«Terei em especial atenção os problemas da 3ª.idade. O desporto. O associativismo. A cultura. A política ambiental. Vamos procurar novos caminhos. Tenho orgulho pelo nosso passado. O futuro está nas nossas mãos. Viva Alcobaça.»
Seguiram-se aplausos, cumprimentos, fotografias e a (longa) chamada e tomada de posse dos 38 elementos da Assembleia Municipal.
Mais discursos dos representantes de cada força política na Assembleia Municipal. A noite de 30,6ª. Feira, foi longa…mas importante. Pelo reconhecimento e pela esperança nos novos dias.
Vai seguir-se um novo ciclo.
«Viva Alcobaça».
JERO

Sem comentários:

Enviar um comentário