terça-feira, 20 de outubro de 2009

IGREJA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES


Aljubarrota

IGREJA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES

O primeiro templo a existir naquele local terá sido construído no século XIII, de que subsiste actualmente o magnífico portal românico. Constitui o mais antigo monumento de Aljubarrota e o de maior relevo histórico.

Nesta igreja ouviu missa e rezou o Condestável D. Nuno Álvares Pereira no dia 14 de Agosto de 1385, antes de se dirigir para a frente de batalha, nos campos de S. Jorge.

A igreja engloba vários estilos, fruto das sucessivas reconstruções ao longo do tempo. Trata-se de uma igreja paroquial rural com portal românico, ladeado por uma torre sineira e robusta.

No interior, deparamo-nos com um coro alto de balustrada de madeira, assente em quatro grossas colunas dóricas de pedra calcária, e à esquerda situa-se o baptistério com uma volumosa pia baptismal, monolítica, em forma de taça septagonal.Ainda na zona de entrada, destaca-se as pias de água benta, igualmente monolíticas, com um grande receptáculo assente em peanhas altas.

O templo é de nave única coberta, com três panos de madeira, sendo a capela-mor abobadada. Na parede do lado direito, a partir da entrada, ganha corpo uma belíssima capela renascentista, e a mesma parede continua a apresentar um púlpito de pedra, rectangular, ornada com motivos geométricos e assente em mísula curvilínea, logo seguido de um grande nicho que acolhe o Anjo Gabriel.A parede termina rasgada pelo grande arco gótico que abre para a capela medieval dos fundadores, Martim Palença e esposa, cujos sarcófagos estão ali patentes.Em frente, na parede contrária, um outro altar lateral, votivo a Santo António, é emoldurado por pedra finamente lavrada, também ao gosto renascentista.

Na capela-mor em abóbada com nervuras rematadas por florão, encontram-se molduras em tratamento barroco, nas portas e janelas. De estilo maneirista, esta capela foi alterada e apresenta um conjunto de altar e retábulo de mármore rósa e branco de grande imponência. Ladeando o arco cruzeiro de grande altura, estão dois altares colaterais barrocos.

A festa em honra de Nossa Senhora dos Prazeres realiza-se no 1º Domingo de Agosto que é o dia dedicado a esta santa e dura 4 dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário