sábado, 12 de setembro de 2009

M29 - PESQUISAS NO TEMPO -2

M29- PESQUISA NO TEMPO (2)

PORTUGAL
O tempo não pára, e antes da final da primeira década chegar, dá-se o Regicídio de .D.CARLOS , que tinha começado o seu reinado em 1889 e é assassinado em 1 de Fevereiro de 1908. No dia desse trágico acontecimento a Família Real chega de Lisboa vinda de Vila Viçosa. No Terreiro do Paço, à entrada para a Rua do Arsenal , um atirador(Alfredo da Costa) dispara e atinge mortalmente o Rei. Um outro homem(Manuel Buiça) dispara uma carabina e atinge mortalmente o Príncipe Herdeiro D. Luís Filipe.
Era o princípio do fim da Monarquia! 2
Para trás tinham ficado alguns acontecimentos que marcaram a primeira década do novo século:- o primeiro voo dos Irmãos Wright (1903), a primeira volta a França em bicicleta(também em 1903), a invenção da fotografia a cores dos Irmãos Lumiére (1904), a descoberta da teoria da relatividade por Einstein(1905) e em 1908 Ford lança o célebre “modelo T”.
Em Portugal a Revolução de 5 de Outubro de 1910 e a proclamação da República altera profundamente a vida do País .A Família Real é exilada e Teófilo de Braga dirige o Governo Provisório.
“Jogando” um pouco com as palavras –e retomando “o fio à meada” de um pouco atrás – estamos de novo com as “meadas” já que agora “saltamos” no tempo para “meados” de 1900.

ALCOBAÇA
Em 7 de Outubro de 1910 é Presidente da Câmara de Alcobaça João Serras Soares , que dois anos antes tinha sucedido no cargo a José Maria Furtado dos Santos.

EUROPA E O MUNDO
A história não é compartimentada e os actos terroristas que se tinham passado em Portugal alguns anos antes (1908)– o assassínio de D.Carlos e do Príncipe Herdeiro que atrás referimos – também se repetem “lá por fora” e ,diversos acontecimentos em cadeia, vão dar origem à Grande Guerra.
É um acto terrorista – a liquidação em Sarajevo(28 de Junho de 1914) do herdeiro do Imperador da Áustria que vai dar origem a um conflito Mundial, que vai envolver numerosos Países.
A Áustria-Hungria declara guerra à Sérvia, que por sua vez é defendida pela Rússia, sua aliada.. A Alemanha ,aliada da Áustria, envolve-se mobilizando os seus exércitos contra a França, aliada da Rússia. .Para atacarem a França, os alemães atravessam a neutral Bélgica, pretexto para a Inglaterra intervir contra o Kaiser. A Turquia e a Bulgária juntam-se à Alemanha e à Áustria.O conflito alastra depois ao Médio Oriente, ao Cáucaso, a África (onde a Alemanha possui colónias) e ao Oceano Atlântico. A partir de certo momento intervêm até os Estados Unidos contra a Alemanha, para defender mercados e aliados.
Outra vez PORTUGAL

Sob o risco de perder as suas colónias na partilha que inevitavelmente se seguirá ao fim da guerra, Portugal acaba também por se envolver, combatendo um conflito de fronteiras em África contra os alemães e enviando 55 mil homens para a guerra das trincheiras na Flandres.
Este envolvimento de Portugal na 1ª.Grande Guerra dá-se num dos períodos de maior instabilidade da sua história recente que alguns historiadores classificam de dez anos de Bagunça.
Com efeito, de 1910 a 1920, ocorrem no País 24 revoluções, 20 revoltas populares, 3 atentados, 26 mudanças de Governo e 6 mudanças de Presidentes da República.
Para compor este “ramalhete” Portugal entra na Guerra em 9 de Março de 1916 e manda o seu 1º contingente de tropas para França em 26 de Janeiro de 1917.
Só mais uma “pincelada” para “rematar” este “quadro empastelado” de “um tempo louco”:- o aumento dos preços de alguns bens de primeira necessidade no período de 1914 a 1921 é difícil de imaginar num manicómio. Mas passava-se nos lares dos portugueses.
Alguns exemplos:- o pão aumentou 9 vezes; o carvão 10; o açúcar 12; o petróleo 13; a carne 15; o azeite 20 e as batatas 22 vezes!!!.2
Este salto tempo leva-nos ao final dos anos 20.
Ainda antes de voltarmos a Alcobaça parece-nos oportuno recordar algumas das polémicas que ocorreram a nível nacional e que alimentaram “as diferenças de opinião” desses tempos de mudança. Estamo-nos a reportar ao Portugal Republicano que, da noite para o dia, invadiu o quotidiano . A propaganda libertadora do novo poder “passa para a rua” nos novos bilhetes postais, selos, cartazes, faianças, relógios de pulso, lenços, pisa papeis, rótulos de embalagens, anúncios comerciais, etc, etc. Alteraram-se os nomes das ruas e avenidas, os nomes das colectividades e os nomes das casas de espectáculos. A palavra “real” desaparece como “ por encanto” da designação das associações, produtos e empresas. Temos um novo hino “A Portuguesa”, com música de Alfredo Keil e letra de Henrique Lopes de Mendonça, que tinha sido composto em 1890. A moeda passa a “escudo” (e vale mil reis) e a Guarda é agora Nacional Republicana.
A alteração da bandeira nacional dá confusões que parecem nunca mais acabar e só depois de muita polémica a comissão nomeada para efeito escolhe a nova bandeira, o que só veio a acontecer depois de apresentados oito projectos. A versão aprovada teve como base os seguintes critérios: -vermelha porque é a cor viril por excelência, sendo também a cor da conquista e do risco; verde porque é a cor que mais convém aos homens do porvir. A esfera armilar ao centro é “manuelina” , simboliza o padrão eterno do nosso génio aventureiro”, e o escudo das quinas representa a fundação e a história do País.

Outra vez ALCOBAÇA

E como se tinham “reflectido” em Alcobaça tantos e tão variados acontecimentos :-

Obviamente que a conjuntura política tinha deixado marcas profundas como é aliás particularmente significativo no assalto a quartéis por civis em 1919.
Também a terrível turbulência da década da “bagunça nacional” se fez sentir entre a população alcobacense que “empunhou” bandeiras diferentes, com os ódios que necessariamente carregam essas diferentes opções que não raramente envolveram pessoas da mesma família. São os tempos da “carbonária” e das conspirações , que depois dos assaltos de Janeiro de 1919 culminaram com prisões e com a instauração de um regime de terror, com violação de domicílios e atropelos vários.
Que qualidade de vida:-
Embora já com algumas melhorias em relação à geração anterior ainda se vivia com muita dificuldade nomeadamente ao nível das classes menos abastadas, com graves problemas quando tocava a problemas de saúde. E apesar de já haver desde 15 de Agosto de 1890 o Hospital da Misericórdia de Alcobaça eram tempos altamente preocupantes pois “rondavam” as populações a pneumónica e a tuberculose!
De registar também a inauguração em 4 de Maio de 1913 do Asilo de Velhinhos Maria e Oliveira.
De qualquer maneira é de salientar a extraordinária melhoria que deve ter significado para a população a instalação da luz eléctrica , para iluminação pública e particular(explorada pela Câmara Municipal), que foi inaugurada a 15 de Agosto de 1919.
Socorrendo-nos de uma saborosa “crónica “ dos nossos dias (Revista A Vós”, de Janeiro de 2004), da autoria de Adelino dos Santos André que já ultrapassou a selectiva “barreira” dos 90 – para recordar como se viajava nos anos 20:- “…todo o trânsito de passageiros e mercadorias era executado por carros de tracção animal entre Alcobaça e Valado dos Frades. Pois bem, chegámos a determinada altura em que os buracos nas estradas eram tão grandes e profundos que todo o trânsito se passou a fazer pela Cela Velha, tanto para o Caminho de Ferro como para a Nazaré. Eu próprio fiz essa viagem com a minha família dois ou três anos em Setembro num caleche para passarmos as férias. O carro era puxado por dois cavalos, propriedade da Sra. Dª. Maria Galinha. Tinha também um grande transporte de dez ou doze pessoas com carreira diária e correio para o Valado. Esta carreira puxada por 4 cavalos era conduzida por cocheiros muito experimentes que saía das cocheiras por trás do Hotel Galinha e o ajudante vinha tocando uma corneta com uma ligeira curva, parando na Praça D.Afonso Henriques em frente do Correio que era na altura na Ala Norte do Mosteiro .

Que vida social, que cultura e que distracções:-
Não resistimos à tentação de referir “a descoberta” de um programa datado de 1 de Maio de 1907 do «Theatro Alcobacense», que pertence à colecção dos Herdeiros de António de Sousa Coelho e que nos transporta para “um certo ambiente” de há quase um século atrás:-
«Sarau Dramático-Musical em homenagem ao benemérito Exmº. Sr .Dr. Francisco Baptista d’Almeida Pereira Zagalo revertendo o seu producto em benefício do Hospital da Misericórdia desta Villla. Promovido pela commissão executiva dos festejos deste dia, e organizado e dirigido por JACOBETTY ROSA
O espectáculo tinha 3 partes:-uma symphonia executada pela Real Fanfarra Alcobacense; uma suite de walses pela Orchestra Alcobacense e uma serenata em pizzicate , também pela Orchestra Alcobacense.
Do variadíssimo programa do espectáculo constava poesia, recitada por Jacobetty Rosa; uma peça em 1 acto«Folguedos da mocidade», com o desempenho de um grupo infantil composto por 66 crianças(!); e ainda «Os Três Maestros», interpretado por um terceto cómico composto pelos meninos Horácio Eliseu e Júlio e Joaquim Simões Rosa. O espectáculo terminava com um Hymno offerecido pela Direcção da Real Fanfarra ao Exmº. Sr. Francisco Zagallo, executado pela mesma Fanfarra, Orchestra e piano pela Exmª. Srª. Dª. Elisa Andrade.
Nota final: O Sarau ...Principia às 8 horas precisas. Destinando-se o producto do sarau ao estabelecimento de beneficência indicado, não se estabelecem preços para camarotes e logares da plateia, deixando ao generoso arbítrio dos espectadores a importância do obulo que julguem dever offerecer!

Em 27 de Outubro de 1912 foi inaugurado o Salão Cine-Moderno.Anteriormente tinha funcionado o Salão Animatógrafo, inaugurado em 11 de Dezembro de 1910, no Rossio, no local onde, mais tarde, se situou o Jardim Escola João de Deus.
No mesmo ano de 1912 foi criado o 1º.Rancho Alcoa.
Em 17 de Agosto de 1913 realizou-se no Mosteiro de Alcobaça uma Festa de Arte, tendo Afonso Lopes Vieira proferido uma conferência subordinada ao tema « Inês de Castro na poesia e na lenda».

Que figuras notáveis:
Em 1911 Afonso Ferreira, barbeiro de profissão, apaixonado propagandista do ideal republicano, foi deputado às Constituintes pelo Círculo de Alcobaça e mais tarde membro do Conselho do Governo, em S.Tomé, onde veio a falecer em 1920.
Em 1914 nasceu em Alcobaça Susel Matilde de Pina que foi distinta pianista.
Em 1921(19-01-21) nasceu em Alcobaça Helder José Lains e Silva que foi figura ilustre no campo da Agronomia. Foi autor de numerosas obras com especial incidência sobre Agronomia no Ultramar Português, Brasil, Congo Belga, Costa Rica e Indonésia.
Que hábitos e que habitantes
As notícias do que de importante se passava no Mundo eram então transmitidas aos habitantes da forma possível tendo em atenção os meios da época. Mais uma vez com a ajuda das “memórias” de Adelino dos Santos André descobrimos como era:-
Lembro-me que o chefe do correio colocava na varanda (do Edifício dos Correios que era então na Ala Norte do Mosteiro) um grande noticiário sobre a viagem de Gago Coutinho e Sacadura Cabral onde se juntavam centenas de pessoas ávidas de notícias daqueles dois grandes Homens ,com letra bem grande.”
No que respeita a número de habitantes do Concelho de Alcobaça é curioso notar que, graças aos censos levados a efeito em 1900 e 1920 temos oportunidade de constatar que no período em causa se registou um aumento de população de cerca de 17%( 28.621 habitantes de 1900 para 34.563 de 1920).
Só como curiosidade aproveitamos para deixar expresso que, em 2004, o concelho de Alcobaça tem cerca de 55.000 habitantes.
Que Imprensa Local:-
A tipografia de António Coelho da Silva dotou Alcobaça com a primeira tipografia que houve em Alcobaça depois da antiga tipografia do Mosteiro do século XVI. Nela imprimiu os seguintes jornais de que foi Director. A saber:-
O Alcobacense(1886), O Correio de Alcobaça (1889), De Alcobaça (1891) e Notícias de Alcobaça (1899).
Em 5.10.21 foi publicado o Cinco de Outubro em suplemento ao jornal Semana Alcobacense.
Em Junho de 1922 saiu o 1º. Nº. de Sports e Caça.
Em 1 de Junho de 1923 saiu o 1º. Nº. de O Jornal de Alcobaça ,que durou pouco mais de 2 anos.
Outros acontecimentos marcantes:-

Pneumónica.. em Alcobaça (verificar óbitos no Registo de Enterramentos da CMA e quais os Coelhos vitimados)
No ano de 1911 a demolição da Capela de Santo António(na Rua Alexandre Herculano) e da Capela da Senhora da Paz(na Roda)
O terramoto de 23 de Abril de 1909, que atingiu violentamente o Ribatejo. Ligeiros estrago em Alcobaça. em algumas propriedades populares e abriram-se fendas na Sala dos Reis do Mosteiro. A população de Alcobaça associou-se a uma iniciativa nacional de apoio às vítimas e concorreu com o produto dum bando precatório e também com a receita duma récita realizada no Teatro Alcobacense. (Breve História de Alcobaça) de Bernardo e Silvino Villa Nova)
Em 1 de Dezembro de 1914 foi inaugurado o Jardim Escola João de Deus.
Em 1920 é inaugurado o Monumento a Manuel Vieira Natividade (20.Abril.1920) e em 17 de Maio de 1920 é entregue o colar da Torre Espada à Vila de Alcobaça pelo Presidente da República Dr.António José de Almeida. Esta alta distinção à vila de Alcobaça foi conferida por decreto de 10.Maio.1919 «em razão do heroismo, civismo e amor que manifestou em conservar a integridade das instituições republicanas»
Na Grande Guerra 1914-18 morreram alguns filhos de Alcobaça e da região.(Ver talhão de combatentes do Cemitério de Alcobaça).
Em fins de 1915 foi demolida a Igreja Nova. Somente 23 anos depois foi edificado em seu lugar a Estação dos CTT (1938).A ideia inicial por deliberação da Câmara era que se edificasse no local uma escola feminina e museu e biblioteca!
Em 1916 foram premiados os frutos de Alcobaça na Exposição Agrária e Industrial de Leiria.
Em Março do Ano de 1920 fez a Banda de Alcobaça a sua primeira apresentação em público
Em 1923 foi criado o Brasão de Alcobaça ,segundo o parecer de Afonso Dornelas , da Secção de Heráldica e Genealogia da Associação dos Arqueólogos Portugueses.

Embora já com “Brasão” os alcobacenses não viviam bem –longe disso - e embora não dessem por isso(ou não se lembrassem de tal coisa)“ ,subjugados pelas dificuldades da labuta diária ,o Mundo” não acabava logo ali às Portas de Fora e a situação geral do País era catastrófica.

Respigámos de um jornal da época:-
“Portugal está doente. Tem analfabetismo, politiquisse, petulância, desorientação. ganância, etc.etc.etc.
No “SuplemnetoComico” de “O Século” caricaturava-se a situação do Pais com um militar de alta patente catando um homem andrajoso, de cabelos compridos, e dizendo:- Com os diabos. O que aqui vai de piolhos! 5


Portugal na Guerra
As tropas portuguesas permanecem longos meses na frente sem serem rendidas, expostas à intempérie e aos bombardeamentos.
A moral das tropas é tão baixa que se fala à boca pequena em recusa às ordem de avançar para as trincheiras dos campos de Flandres. Militares que vem a Portugal de licença não regressam . O Comando do CEP (Corpo Expedicionário Português) – assustado com a perspectiva de debandada dos seus homens – proibe as viagens de comboio a Portugal, aumentando o descontentamento dos militares.
Nas trincheiras os Portugueses entoam o Fado do Cavanço:
«Nesta vida de cavanço/A cavar,como se vê,/Se os Boches dão um avanço,/Cava todo o CEP»5



Armistício de Novembro de 1918 põe fim à Guerra
Por detrás da euforia que o armistício desencadeia Portugal lambe as feridas dolorosas da guerra. Dos 89 mil homens enviados para os teatros bélicos, contabilizam-se 5197 mortos em França(além de 11426 feridos e de 6678 prisioneiros), 1982 mortos em Moçambique e 810 mortos em Angola .
A guerra nas colónias poderá ainda ter causado 100.000 mortos entre a população civil. No mar o País também perde gente, além de 80 barcos , num total de 45 mil toneladas. As hostilidades custarão à Nação a astronómica soma de 130 milhos de libras(900.000 contos em valores da época). A intervenção militar na Flandres e em Moçambique é um fracasso , mas Portugal, como um dos aliados, alinha entre os vencedores. Pata os seus oficiais , agora mais numerosos, é o que importa .Regressam à Pátria de peito inchado e repleto de medalhas, julgando-se alguém a ter em conta.5

VALHA-NOS NOSSA SENHORA DE FÁTIMA!


Pesquisa para o livro de genealogia da Família COELHO, de Alcobaça (2ª.Geração – 1885-1923)
JERO

Sem comentários:

Enviar um comentário