quarta-feira, 12 de agosto de 2009

M1 - Guiné/Binta - Um Furriel desenrascado

O meu nome é: José Eduardo Reis de Oliveira (JERO)
Fui Fur Mil da CCAÇ 675 (Binta, 1964/65)
Aqui apresento mais uma estória verídica, que faz parte do meu livro "Golpes de Mao's - Memórias de Guerra", a que dei o seguinte título:

Um Furriel desenrascado

É de todos os tempos, de todas as Unidades Militares, e até de todos os romances à base de conflitos bélicos ou passados em meios militares, uma figura, uma personagem típica, que em todas as circunstâncias, por mais difíceis que elas sejam, consegue «desenrascar-se» e arranjar para si e para os seus «compinchas», o melhor lugar, a melhor parte de um petisco ou a melhor parte de «alguma coisa» que um mortal comum nunca consegue ter antes deles.

Ora, como não podia deixar de ser, a «675» também tem entre os seus elementos esta personagem, que pediria meças, por exemplo, àquele cabo Kowalski, que a pena conhecida do célebre Hans Hellmut Kirst criou e deu vida no «08/15 – A Caserna», embora este seja apenas «desenrascado» e não brigão como o cabo alemão, frequentemente metido em complicações por isso mesmo.
É transmontano, «duro», infatigável, leal e amigo do seu amigo, como é apanágio das gentes daquelas regiões altas e pedregosas do nosso Portugal, um bom combatente, um excelente chefe de secção, estimado pelos seus homens, pelos seus camaradas e pelos seus superiores, caçador, cozinheiro de bons petiscos, excelente «garfo» que todos os dias consegue ter no seu prato, mesmo quando na Companhia há só feijão ou conservas, por falta de géneros, uma perdiz, um pato ou uma lebre, e uma cerveja ou um copo de vinho gelado quando todos os outros o não conseguiram.

Chama-se Luís Correia da Cruz Moreira, este Furriel «desenrascado » que como não podia deixar de ser tinha o melhor lugar na camarata onde dorme com os seus amaradas, uma secretária por sua conta para escrever à família (enquanto os outros o fazem às vezes apenas em cima de um caixote...) e outras comodidades que o seu «engenho e arte» conseguiram.

São inúmeras as histórias dos seus «desenrascansos» mas vamos só contar uma que, por decorrer em ambiente difícil, revela melhor o seu espírito e as «qualidades» que temos vindo a referir.

No meio do mato, no decorrer de uma operação que fez estar instalado o seu grupo de combate durante uma semana frente a Farim, na margem do Rio Cacheu que dava acesso ao “K 3”, para manter uma «testa de ponte», ele conseguiu «desenrascar» das outras «forças» que cooperavam na acção, os mantimentos necessários para melhorar a sua alimentação e a dos seus camaradas, fazendo alguns petiscos de sabor divinal, atendendo às circunstâncias difíceis em que todos se encontravam.

Até da dispensa do navio de guerra, que apoiava a operação, ele conseguiu nescafé, e só não tiveram pudim em plena «guerra» porque isso até parecia mal e mais tarde quando o contassem ninguém acreditaria...

Mas se lá está mais tempo era capaz de ter conseguido por intermédio dos «T6», que por vezes davam apoio aéreo às operações, uns camarões vindos directa e expressamente de Bissau. É que o que ele não conseguir ninguém mais o conseguirá...

Também era possuidor de um sentido de humor muito especial e algumas das suas partidas ficaram para a história.

Vamos relatar só uma que conhecemos particularmente bem pois fomos o “otário” de serviço...

Já tínhamos uns largos meses de mato e já se faziam contas de “diminuir” em relação à data de regresso.

Por causa da minha mania das escritas deitei-me uma noite particularmente tarde.

Quando cheguei ao meu “quarto particular”, que partilhava com o nosso 1º.Santos e o Furriel Cravino, já toda a gente dormia.

No “quarto” ao lado, onde estavam hospedados mais uns 3 ou 4 furriéis , pareceu-me ouvir uns “cochichos”mas não liguei. Estava cheio de sono.

Com o clima tropical não se usava muita roupa para dormir e rapidamente levantei o mosquiteiro para me estender... vestido só com o relógio!

Engano meu...

Mal levantei o mosquiteiro sai-me uma galinha do interior, situação de todo inesperada que me fez desequilibrar e gritar a meio da noite:

Mas que merda é esta!?

Tive que acordar os meus companheiros de quarto e com a ajuda de uma “pilha” percebi que, até onde a minha vista alcançava, os lençóis estavam todos borrados. Incrivelmente cagados e mal cheirosos!

Comecei a coçar a cabeça e a perguntar a mim mesmo como é que o raio da galinha tinha ido parar dentro do mosquiteiro!

Entretanto já tinha uma quantidade de “sacanas” perto de mim que gozavam “o prato” e que, entre gargalhadas, “lamentavam a sorte do Oliveira”.

De facto, em tantos meses de mato, nunca tinha acontecido a ninguém uma daquelas...

E agora como é que eu safo? Onde é que vou dormir?

Eis se não quando aparece o Moreira com dois lençóis lavados.

Ajudou-me a tirar os”borrados” – a galinha já tinha sido corrida a pontapés – e fez-me a cama de lavado.

Gajo porreiro.

Deitei-me e... pensava eu que ia dormir.

Mas... poucos minutos depois... tinha comichão por todo o lado e cada vez que me virava parecia-me que estava a ser comido vivo...

Mas que merda é esta (parte dois)!?

Com o auxílio da pilha lá investiguei o interior do mosquiteiro e pareceu-me ver milhares de minúsculos “pontos negros”!

Mas que merda é esta (parte três)!?

Os “pontos negros” deslocavam-se e afinal eram piolhos!

Está claro que tive de me levantar... sem saber muito bem o que havia de fazer.

Mais uma vez apareceu por perto o Moreira para dar uma “mão”.

Ajudou-me a desmontar o “cenário” para... sacudir o material.

Mosquiteiro e... lençóis lavados!

Informaram-me entretanto os mirones que os piolhos eram da galinha.

Grande consolação.

Lá aumentei a minha cultura geral e -depois de mais uma vez agradecer ao Moreira - esfreguei-me todo com álcool e tentei dormir.

O que foi... mentira.

Ainda tentei contar carneiros a saltar mas... só dava piolhos.

Por espantoso que pareça nunca me passou pela cabeça que toda aquela “cena” tivesse sido montada.

Meses depois, já a bordo do “Uíge”, quando regressávamos a Lisboa é que soube que a galinha”tinha aterrado” dentro do meu mosquiteiro graças a uma mão malandra.

A mão do Moreira, está claro.

Grande sacana.

Ainda hoje acho incrivelmente engraçada toda a “estória” que, julgo eu, terá ultrapassado o enredo inicial , pois a caganeira da galinha (e os piolhos) não deviam estar previstos no guião primitivo, o que motivou as “ajudas suplementares” de que fui alvo daquela noite engalinhada!

Luís Moreira o tipo acabado de “um bom malandro”...

Quarenta e tal anos depois... o Luís Moreira está na mesma... ou quase!

Depois de algumas voltas na vida ficou-se pelo Porto.

É empresário individual e trabalha que se farta na área dos... presuntos.

Passa muito do seu tempo a viajar.

Não pára e só não dorme na sua carrinha porque tem que ir de vez em quando a casa para ver a mulher e... os netos...

Obviamente que continua desenrascado e com uma “lata” que só visto.

A “estória” que se segue passou-se já há algum tempo (mas como os eventuais ilícitos criminais podem ainda não ter prescrito...) é relatada sem nomes nem indicação de locais...

O nosso Moreira levanta-se normalmente cedo e vai para a estrada quando às vezes o sol ainda não se levantou.

Dirigia-se a Espanha com a carrinha carregada de presuntos.

O livro das guias de remessa seguia, como de costume, no porta luvas.

À posteriori conta o Moreira que, antes de sair do seu armazém, tinha mesmo pensado em preencher as respectivas guia mas...era ainda tão cedo que... não deu!

Já perto da fronteira foi mandado parar por uma brigada de trânsito. A continência da ordem e o pedido habitual.

– Os seus documentos, por favor.

O Moreira nem lhes deu tempo para dizer mais nada.

– Oh Senhor Guarda . Hoje você e o seu colega deviam jogar no totoloto ou comprar lotaria. Mas que pontaria com que vocês estão. Hoje vocês ganhavam o “Euro milhões”. É incrível.

Não vão acreditar mas levo a carrinha carregada de presuntos, tenho aqui o livro das guias de remessa e com a pressa saí de casa sem as preencher.

– É formidável. Deviam jogar no totobola, na lotaria... eu sei lá Vocês estão cá com uma pontaria.
E... repetia-se, repetindo os argumentos da sorte e do jogo até à exaustão.

Não se calava e os guardas olhavam um para o outro... sem palavras. Que “freguês” para começar o dia!

Num dos intervalos do “arrazoado” do Moreira um dos guardas pediu-lhe para se calar.

– Preencha lá as guias e siga.

Poucos dias depois estavam os três a almoçar algures na zona do Porto Alto.
A atitude pedagógica dos guardas granjeou dois novos amigos para o Moreira. Que ainda hoje se mantêm!

E se não ganharam o “Euromilhões” ganharam um amigo especial.

Luís Moreira além de “um bom malandro”... é também um amigo para a vida e para a morte.

A “família da 675” faz-lhe essa justiça.

JERO

Sem comentários:

Enviar um comentário